Lavar as mãos é fundamental para se prevenir de gripes e resfriados


  • +A
  • -A
Imagem do post Lavar as mãos é fundamental para se prevenir de gripes e resfriados

Gripes e resfriados são doenças infecciosas que atingem as vias aéreas superiores. A gripe é causada por três tipos de vírus, enquanto existem mais de 200 vírus que podem dar início a um resfriado. A intensidade dos sintomas, que vão desde tosse, coriza, espirro, dores e febre, varia de acordo com tipo do vírus. O resfriado, por exemplo, é mais brando, enquanto a gripe causada pelo tipo A corresponde às grandes epidemias, como a gripe suína.

Beijar alguém pode transmitir o vírus da gripe


Segundo o clínico geral Ricardo Matias de Carvalho, as duas doenças são de fácil transmissão. Basta inalar ou ingerir secreções de uma pessoa infectada: “É possível pegar o vírus da gripe ao beijar alguém doente ou ter contato muito próximo e, principalmente, ao respirar gotículas que são expelidas ao tossir e espirrar.”

Por isso, a prevenção contra os dois problemas deve levar em conta até mesmo a limpeza das mãos: “Quando alguém gripado espirra nas mãos e depois pega um objeto, uma grande quantidade de vírus fica naquele objeto. Caso uma segunda pessoa pegue o objeto e depois leve as mãos à boca, ela pode contrair a gripe.”

Grupos de risco devem tomar vacina da gripe todos os anos


A vacinação contra a gripe é a principal forma de evitar a doença. A vacina deve ser tomada anualmente, principalmente por pessoas que pertencem a grupos de risco, como idosos, gestantes, doentes crônicos e crianças com menos de cinco anos, antes do inverno e da primavera. Por serem mais frias, essas estações tornam mais propícia a permanência em ambientes fechados e aumentam os riscos de contágio.

Uma boa alimentação também ajuda a evitar a gripe. “Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola, auxiliam no aumento da nossa imunidade, que é o sistema de defesa de nosso corpo, prevenindo não somente a gripe como várias outras doenças contagiosas”, afirma o especialista. É importante privilegiar frutas, legumes e verduras, em detrimento de doces e produtos industrializados.

Dr. Ricardo Matias de Carvalho é clínico geral formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atua em Itabaiana (SE). CRM-SE: 3760

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Lavar as mãos é fundamental para se prevenir de gripes e resfriados"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.