Imunidade: como é a evolução do sistema de defesa do corpo na infância?


  • +A
  • -A

A imunidade é algo que evolui gradativamente com o tempo. Inicialmente, as defesas do organismo são bem imaturas – não é por acaso que nos primeiros meses os bebês precisam tomar diversas vacinas e adoecem com muita facilidade. Com o passar do tempo, o sistema como um todo vai se fortalecendo, mesmo que durante toda a infância a imunidade seja considerada mais frágil que a de um adulto saudável.  

Pais devem estimular imunidade de seus filhos, especialmente com cuidados na alimentação


“A imunidade da criança, no geral, evolui de forma gradual. Porém, podem haver quedas durante essa evolução, por conta dos momentos em que as crianças entram em contato com outras crianças. Isso ocorre
quando elas começam a frequentar creche e escola, período em que costumam adoecer mais”, explica a pediatra Flávia Bello.

Por mais que a imunidade da criança tenda a se desenvolver naturalmente à medida que ela vai crescendo, é preciso estimular o sistema de defesa com cuidados ao longo da vida. Além da vacinação, é essencial que os pais se preocupem, especialmente, com a alimentação de seus filhos, o que deve começar desde cedo, durante o período de amamentação.     

Cuidados para prevenir e tratar problemas ligados à imunidade


Amamentar em seio materno sob livre demanda exclusivamente até seis meses, mantendo a amamentação junto com a introdução de alimentos até dois anos de idade ou mais, é fundamental para estimular o desenvolvimento da imunidade da criança. Uma alimentação saudável e equilibrada, brincadeiras ao ar livre, deixar a criança se sujar, manter as vacinas em dia, fazer reposição de ferro e vitamina D quando indicados, praticar esportes, dormir bem e evitar contato com poluentes e fumo passivo, tudo isso é benéfico”, afirma Dra. Flávia.

Além desses cuidados, pode ser oferecido à criança, caso o pediatra indique, algum medicamento específico com a capacidade de estimular o sistema imunológico. Esses produtos são feitos com o intuito de prevenir problemas típicos da infância, como infecções recorrentes das vias respiratórias (como os famosos resfriados e viroses).

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Bello

Dra. Flávia Bello

Pediatria

CRM: 52-85057-8 / RJ

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Imunidade: como é a evolução do sistema de defesa do corpo na infância?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.