search
    Título

    Excesso de exercícios físicos pode prejudicar a imunidade dos pequenos?

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde Infantil

    Por

    Por mais que a prática de exercícios físicos seja muito importante para a saúde, no geral, inclusive para as crianças, o excesso pode resultar no efeito oposto, com comprometimento da imunidade. Desde cedo, os pais devem orientar os filhos a buscarem sempre o equilíbrio em tudo que fizerem, seja atividade física, alimentação, diversão, estudos, sono, etc. 

    Exercícios físicos na infância


    “Tudo que é em excesso não é bom e isso
    também se aplica aos exercícios físicos. A atividade física em excesso gera estresse físico e mental, o que pode comprometer as defesas do organismo da criança. Além disso, o físico pode promover fraturas, lesões musculares e articulares. O mental, por sua vez, acontece pelo excesso de compromissos que as criança já sofrem, normalmente”, explica a pediatra Fabiane Durão. 

    Ainda segundo a especialista, caso a criança, com o aval de seus responsáveis, pratique um esporte com intuito competitivo, é importante que ela tenha acompanhamento médico regular, além de nutricionista e um bom preparador físico (profissional de educação física especializado nesta área), para que o desgaste não comprometa sua imunidade e saúde no geral.

    “Não há um tipo de exercício físico próprio para melhorar a imunidade. O ideal é que a criança faça sempre algo que goste e que seja lúdico. Cada atividade e esporte ajudam em determinadas funções do organismo, então cada uma também ajuda no desenvolvimento infantil. Em relação à quantidade, de trinta minutos a uma hora por dia é o ideal”, orienta a profissional.

    Tratamento medicamentoso


    Quando a criança apresenta deficiência imunológica fora do normal, é importante que os
    pais procurem o médico de sua confiança para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado assim que possível. O uso de medicamentos que estimulam as defesas do organismo infantil pode ser de grande ajuda, tendo em vista que diminuem os riscos de infecções comuns aos primeiros anos de vida. 

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes