A baixa imunidade pode facilitar complicações da COVID-19?

  • +A
  • -A

O sistema imunológico é o principal responsável pela defesa do corpo contra micro-organismos causadores de doenças. Trata-se de uma barreira composta por milhões de células de diferentes tipos e com a função de combater o ataque de seres invasores. Por isso, quando a imunidade está enfraquecida, o organismo fica mais vulnerável à ação de bactérias, protozoários, fungos e vírus. É o caso, por exemplo, do novo coronavírus, o que facilita complicações da COVID-19.

Ter uma imunidade alta ajuda a evitar complicações da COVID-19


“O
nosso sistema de defesa é o maior responsável pela proteção do nosso organismo contra qualquer agressão externa. A COVID-19 é provocada por um vírus altamente agressivo ao nosso corpo e, apesar de várias medicações utilizadas para outras infecções estarem sendo estudadas, ainda não temos nenhuma medicação específica para a doença e também nenhuma vacina ainda pronta para preveni-la. Por isso, dependemos do nosso sistema de defesa competente para combater este vírus”, explica a imunologista Cláudia Lobo Cesar.

Por esse motivo, também é fundamental associar os cuidados com a imunidade às medidas de higiene recomendadas como forma de prevenção. “A melhor maneira de combater a imunidade baixa durante esse período é ter um estilo de vida saudável e estar com todas as vacinas do calendário vacinal em dia. É importante manter uma qualidade e tempo de sono adequados para cada faixa etária, ter uma alimentação equilibrada, fazer atividades físicas de forma regular e procurar também manter um equilíbrio emocional”, recomenda a médica.

Alimentação saudável aumenta a imunidade


Segundo o portal Saúde Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde, a forma mais eficaz de fortalecer o sistema imunológico é a partir de um maior consumo de alimentos
in natura. Frutas, legumes, verduras e grãos são fontes ricas em nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, como vitaminas, minerais e fibras. É importante também manter o corpo bem hidratado, bebendo águas e sucos naturais. 

Vale lembrar que é imprescindível evitar os alimentos industrializados e ultraprocessados, uma vez que uma dieta rica em sal, açúcar, corantes, conservantes e outros aditivos químicos aumenta o risco de deficiências nutricionais e de doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão, que são fatores de risco para complicações da COVID-19.

 

Dados do portal Saúde Brasil: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/qual-o-papel-de-uma-alimentacao-adequada-e-saudavel-durante-a-pandemia-de-covid

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A baixa imunidade pode facilitar complicações da COVID-19?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.