Tosse com catarro pode ser sinal de quais doenças?


  • +A
  • -A

A tosse é um dos sintomas que mais se associa com diferentes tipos de doenças e que se apresenta de várias formas. Existe a tosse seca e aquela acompanhada de secreção, mais comumente conhecida como catarro, sendo que nesta última a consistência e a coloração do material expelido indicam quadros com características próprias.

Tosse com catarro pode indicar bronquite, asma, pneumonia e até tuberculose


Segundo a imunologista Laira Vidal, a tosse com catarro pode ser sinal de sinusite, pneumonia e asma. Além disso, costuma indicar bronquite, bronquiolite, pneumonia e até mesmo tuberculose. No caso da bronquite, a tosse tende a vir acompanhada de outro sintoma, que é a falta de ar.

Já o catarro verde ou amarelo na maioria das vezes está ligado a infecções bacterianas. “A tosse com catarro esverdeado ou escuro normalmente é sinal de sinusite ou pneumonia bacteriana”, aponta a médica. Há também a tosse com catarro e sangue, que pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias.

Tratamento para a tosse deve ser acompanhado por especialistas


Como a tosse, em geral, abrange um espectro de doenças relativamente vasto e com riscos significativos, é fundamental ir ao médico caso não haja melhora em até cinco dias. Com o detalhamento das particularidades do sintoma, o profissional será capaz de investigar e orientar o tratamento adequado (geralmente feito com o auxílio de antibióticos).

Como dito anteriormente, a tosse pode vir acompanhada de outros sintomas e a falta de ar não é o único deles. “Cansaço, febre e inapetência são comuns nas doenças marcadas por tosse com catarro”, completa Laira. Para combater todos esses inconvenientes, o ideal é seguir à risca as recomendações médicas, mas para eliminar especificamente a tosse com catarro, vale fazer nebulização com soro, beber, pelo menos, dois litros de água por dia, tomar chás expectorantes e procurar sempre expelir a secreção (jamais engolir).

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Laira Vidal

Dra. Laira Vidal

Alergia e Imunologia

CRM: 864129 / RJ

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

55 comentários para "Tosse com catarro pode ser sinal de quais doenças?"

Josiliane Barboza

Oi meu filho faz dias que tá com tosse e vomita muito catarro já levei no médico tomou vários tipos de remédio e fez inalação e não adianta fica bom uma semana depois volta denovo

Ângela m diniz

Meu marido…toda pela manhã tosse e escarra com um pouco de sangue escuro.Motivo de doença grave isso acontece devido o tabagismo e álcool.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ângela, o ideal é que seu esposo realize uma consulta com o pneumologista para que ele possa avaliar o motivo desses sintomas e indique um tratamento adequado. Abraços.

Fábio

Eu siNTO FALTA DE AR E PARECE QUE TEM CATARRO NA GARGANTA E NAO SAI NADA HJ DE MANHA FORCEI SAIU UM POUCO DE CATARRO PRETO OQUE PODE SER

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fábio, realize uma consulta com o otorrino, ele poderá solicitar exames específicos para entender o que está ocasionando esses sintomas, e poderá te orientar quanto a conduta a ser seguida. Melhoras.

Renato

Doutora ja tem alguns dias que venho tossindo com catarro , mas nao sinto dores no corpo de algum tipo de reaçao a tosse

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renato, é fundamental ir ao médico caso não haja melhora em até cinco dias. Abraços.

Antônio Carlos quintao

Tenho tosse há mais de 30 anos,me incomoda muito. Sou alérgico a muitas coisas,mas o interessante que a tosse só aparece quando fico de pé. Pode me orientar o que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Antônio Carlos, não existe tratamento específico para a tosse e sim para a doença que está causando o problema; por isso o ideal é que você consulte o especialista para que ele possa prescrever um tratamento específico para a causa dos seus sintomas. Melhoras.

Bendita

Minha filha esta com gripe …e a noite escarrou sangue …nunca tinha acontecido isso com ela ..o q.sera …estou preocupada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Bendita, é complicado realizar um diagnóstico apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa avaliar. Abraços.

Samuel Oliveira

Sempre tive a imunidade muito alta e era muito raro ficar doente. Nos últimos tempos venho sofrendo com sucessivas gripes, naris congestionado, tosse com catarro e algumas vezes dor de cabeça, oque poderá ser?

Ana Beatriz

Doutora estou há um mês tossindo muito, a minha tosse é seca, parece até forçada, mas pinica a garganta e vou ficando sem ar, é onde eu tenho que tossir, meu olho fica vermelho e parece que estou chorando, o médico me receitou Histadin D e Acebrofilina xarope por 5 dias, mas cada vez estou tossindo mais, não sei o que fazer. Seria melhor procurar um alergista ?

Erilene

Hj tem 5 dias q meu filho está com uma tosse forte e muito catarro na garganta fui ao médico e ele ixaminou e disse q não tem catarro no peito! Mais ele tosse muito e tem catarro na garganta e não quer comer nada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Erilene, leve-o para uma reavaliação com o médico, relate os sintomas e o que você vem observando, assim o médico poderá indicar o tratamento adequado. Melhoras para o seu filho.

Juliana

Meu filho estar com uma tosse muito forte com catarro como se a garganta fossi fechando e roco..ele chora a cada vez que tosse. .ele estar com a respiração ofegante..sentindo febre…ao chorar ele sente mais dificuldade ainda pra respirar…isso ainda está com dois dias que ele está assim…aconteceu tudo muito rápido…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juliana, leve-o para uma consulta com o pediatra, assim ele poderá te auxiliar. Melhoras para seu filho.

RAFAEL CUNHA

BOA NOITEESTOU COM CATARRO ESVERDEADO NO PEITO JÁ FAZ UMA SEMANA,FUI AO MÉDICO E ELE ME PASSOU TRATAMENTO COM DESCOGEX PLUS E INALAÇÃO QUANDO TIVER FALTA DE AR.ATÉ O MOMENTO NÃO MELHOROU SERÁ QUE DEVO TOMAR ANTIBIÓTICO???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafael, termine o tratamento prescrito pelo médico. Caso os sintomas persistam, recomendamos que você retorne em consulta para uma reavaliação. Melhoras.

Rosemary

Estou tossindo e soltando muito catarro amarelo há três dias e hoje estou sentindo dores no peito o que pode ser ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosemary, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Samuel

Boa tarde. Eu tenho tosse todos os dias já faz anos. Geralmente acompada de escaros as vezes verdes as vezes amarelos e as vezes bem escuros, mas vivo tossindo. E meu nariz está sempre cheio aí tenho que está toda hora limpando . Oque pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Samuel, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Dayane

Oi meu filho tem bastante tempo que está com tosse com catarro escuro já dei antialérgicos mais não adiantou,e ultimamente vem sentindo dor no ânus,nas costas e com dor na perna aparecendo umas manchas rochas já levei ao médico e so passam anti alérgicos e não sara

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dayane, leve-o para uma consulta com o infectologista. Melhoras para seu filho. Abraços.

Fabiana

Meu filho tem 3 anos e ele tá gripado ,mas essa noite ficou ruim ..ele passou a noite vomitando e expelindo catarros nos vômitos .toda vez q toce ele faz vômitos ..e chiando o peito .. eu estou dando expectorante pra ver se expelir mas ..e tá botanto pra fora ..oque faço ..me dá uma dica .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiana, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leve-o para uma consulta com o pediatra. Melhoras para seu filho.

Ana Rutha

Oii doutora estou com tosse e catarro transparente. E sempre com um cansaço no peito como se tivesse sempre com o peito cheio.O que pode ser isso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Rutha, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Amanda Padilha

Oii doutora faz dias que estou com tosse forte e me dá uma dor no meu pulmão quando vou tossir, estou com falta de ar também é meu nariz entupido. O que pode ser isso ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amanda, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Daiane

Boa tarde meu nome e Daiane algum tempo eu tive uma grise de tosse que ficou quase um mes, depois passou,so que fui desmontar um guarda roupa pra jogar fora inalei aquela poera queTem , no outro dia fiquei muito mal estou com tosse dor na região do torax e falta de ar e febre alta a noite nao consigo dormir clm.falta de ar minhas febre e sempre. Noite fui na emergência me passou antibiótico tamiram pra tomar o que sera,

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daiane, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Layla Thamara

Oi, No meu Caso E que Tenho Asma E Já Faz Umas Duas Semanas Que Estou Gripada E Tossindo Catarro E agora Apareceu Uma Dor Que Esta Entré O Peito E o Ombro Pelo Amor de DEUS Dr Me Fala o QUE Pode SER Estou COM medo de ser Algo Gravinteressante

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Layla, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Carina santos

Olá falta de ar e catarro , mesmo depois de três semanas de ter passado á gripe . Pode ser oque ? Obs. Á falta de é só á noite na hora de deitar … Não acho uma posição que eu possa dormir por que á falta de ar não deixa . aguardo resposta … Obrigado .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carina, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Ana campos

Tive uma gripe muito forte de quase um mês, fiquei com uma secreção presa na garganta e as veses vem la do fundo como no pulmão!!

Junior Azevedo

Boa noite, estou com um catarro na garganta há mais de 6 meses , já tomei antibióticos e não fico bom , fui no otorrino que mandou eu fazer lavagem do nariz que pôde ser alegia, fico pensando que pode ser tuberculose ou pneumonia, mais não me deu febre até o momento o que pode ser..????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Junior, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Marli do prado bueno

Estou com tosse já faz um mês e não melhora é tosse com catarro ,e estou preocupada ,já fui ao médico

Mirian

Tenho uma tosse seca e insistente que só para quando cuspo grande quantidade de secreção que parece clara de ovo

Neimes

Ola, estou tossindo há mais ou menos um mês, com secreção amarelo escuro, mas quase nunca consigo expelir, então me preocupei ao ler seu artigo enfatizando jamais engolir. Gostaria de saber porque, pois não sei escarrar e tenho nojo de cuspir. (Tenho nojo de engolir também).A princípio parecia uma gripe, mas há uns 20 dias é só tosse bem aguda.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neimes, segue o link de acesso a uma matéria com informações que podem esclarecer a sua dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/engolir-catarro-faz-mal
Abraços.

Elisângela

Minha filha faz ums quinze dias que tosse e com catarro já fui ao médico já tá no terceiro xarope e não melhora. Devo voltar ao médico novamente

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elisângela, o ideal é que ela termine o tratamento que o médico indicou, caso os sintomas persistam você deverá retornar em consulta para uma reavaliação. Melhoras para a sua filha.

Zelita.

Boa noite dotoura,a algum tempo eu tenho um pigarro na garganta,só a noite,e eu a um mês tô tomando um inibidor de apetite,e nos últimos dias,tá me dando uma tosse,e resseca tdo,aí eu tenho que tomar água,pra melhorar,sai água dos olhos,e horrível, não dá TDS os dias, gostaria de saber se é por causa do remédio..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zelita, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Marion

Olá eu tenho uma tosse já faz mais o menos umas 2 semanas, e sinto dor no meu peito direito.mas a minha tosse some por uns meses e depois volta

Valeria

Eu sempre que vou dormir fico tossindo tem uns 4 anos que sinto isso agora é tosse falta de ar e um pouco de catarro e não estou gripada e sinto um gosto estranho na boca e que devo procurar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valeria, o pneumologista é o especialista que poderá lhe auxiliar identificando a causa desses sintomas e indicado o tratamento mais adequado para você. Até breve.

Felizardo

Eu fico tossindo e sempre sai um pouco de catarro e sempre que acontece isso sinto umas dores no peito. Oque deve ser

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Felizardo. Só é possível identificar a causa diante de uma consulta presencial com o especialista. Busque atendimento médico para iniciar o tratamento mais adequado e assim trazer maior qualidade de vida para você. Até a próxima.

Leticia

Meu filho ficou 3 meses com uma tosse que não parava. Foi no pediatra, no alergista, no pneumologista, e nao deram nenhum diagnóstico. Só passavam xaropes… até que em abril desse ano ele teve pneumonia. Internou e trataram com aerolin e oxigenio, e antibiotico e corticoide. Depois da alta… continuou com as tosses…. recentemente voltei com ele em outro alergista e diagnosticaram ele com asma. Depois de tanto tempo!!! Não entendo porque demorou tanto!!! Já era pra ele estar se tratando desde o ano passado!!! Ele começou o tratamento com clenil, lavo as narinas com soro fisiológico 4x ao dia…sempre saía catarro transparente. Agora está saindo verde. Ele tosse e sai catarro verde. Depois do tratamento a tosse aliviou, mas hoje voltou forte. Não sei o q representa esse catarro verde, ele arranha muito a garganta… pais, se seus filhos ficarem mais de 15 dias com tosse e não melhorar com xaropes, procure um alergista, se nem com ele melhorar, procure outro alergista ou pneumologista. Não espere como eu esperei, fazendo tratamentos que não resolviam… façam o necessário para terem o diagnóstico correto, porque isso é sério e perigoso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Letícia. Na maioria das vezes, a cor amarela ou verde do catarro indica a presença de uma infecção e a necessidade de tratamento. Quando estiver verde, o catarro é indício de uma infecção bacteriana, como amigdalite e pneumonia. Recomendamos sempre que quando persistir os sintomas, o correto é procurar um especialista para ter um diagnóstico preciso, ainda assim, se descobrir o diagnóstico e fizer o tratamento conforme recomendação médica e os sintomas persistirem, orientamos que procure novamente o especialista. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Desejamos sucesso no tratamento do seu filho!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.