Qual a melhor forma de largar o cigarro e buscar uma vida mais saudável?

  • +A
  • -A

O cigarro é responsável pelo desenvolvimento de cerca de 50 doenças diferentes, entre elas estão diversos tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. Mas, se o fumo faz tão mal, por que as pessoas têm tanta dificuldade para largar o vício? A explicação é a existência da substância presente na composição do cigarro, a nicotina, que causa dependência química.

Procurar ajuda médica aumenta as chances de parar de fumar


Entretanto, é possível abandonar o cigarro e viver uma vida mais saudável. Para o pneumonologista Mauro Gomes, a melhor estratégia é procurar auxílio médico e ser persistente: “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 5% dos indivíduos que param de fumar por conta própria completam um ano longe do cigarro. O processo envolve disciplina, já que apenas 20% dos que tentam parar conseguem na primeira vez”.

Como parar de fumar de uma hora para outra é muito difícil, é preciso criar uma programação e segui-la à risca. “O fumante deve escolher uma data, de preferência um dia que não o faça sofrer pressões. Pessoas que fumam mais em fins de semana devem preferir uma segunda-feira, por exemplo”, recomenda o pneumologista. A partir da escolha, o fumante deve deixar de comprar cigarros nos dias que antecedem o grande dia, diminuir a quantidade gradativamente e, na véspera, jogar fora cinzeiros e isqueiros.

Chicletes e adesivos são utilizados por quem deseja parar de fumar


Em alguns casos, podem ser prescritas medicações para ajudar a abandonar o cigarro, que costumam ser utilizadas uma semana antes da data escolhida. O Ministério da Saúde recomenda que os medicamentos devem ser consumidos de acordo com avaliações individuais feitas por um médico e por quem fuma mais de 20 cigarros por dia, por quem começa a fumar 30 minutos depois de acordar e por quem já tentou largar o vício antes.

“Os medicamentos disponíveis para cessação do tabagismo auxiliam com relação à dependência química. A chamada Terapia de Reposição de Nicotina utiliza chicletes e adesivos que repõem certa quantidade de nicotina no sangue, aliviando os sintomas da abstinência”, afirma Gomes. Existem também os antidepressivos e os agonistas de receptores de nicotina, que agem em regiões do cérebro em que a nicotina costuma atuar, provocando efeitos diretos no sistema nervoso central.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes

Pneumologia

CRM: 59917 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
cigarro
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Qual a melhor forma de largar o cigarro e buscar uma vida mais saudável?"

Lívia barros

Qual o remédio que devo usar pra parar de fumar.ñ aguento mais esse vicio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lívia, existem diversos tratamentos para deixar o vício do cigarro, como a utilização de adesivos com nicotina e outros medicamentos. Não existe uma fórmula mágica. O ideal é você consultar um médico para que ele te indique o tratamento mais eficaz para o seu caso. Abraços

Regina Helena

Fumo 01 maço por dia, não mais que isso mas gostaria de parar e não consigo, fiquei interessada no tratamento, gostaria de saber ! Obrigada mais

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Regina. De acordo com o pneumonologista Mauro Gomes, o melhor modo de parar de fumar é com ajuda médica e seguindo à risca o plano de tratamento. O fumante deve escolher uma data, de preferência um dia que não o faça sofrer pressões. Pessoas que fumam mais em fins de semana devem preferir uma segunda-feira, por exemplo. A partir da escolha, o fumante deve deixar de comprar cigarros nos dias que antecedem o grande dia, diminuir a quantidade gradativamente e, na véspera, jogar fora cinzeiros e isqueiros. Em alguns casos, podem ser prescritas medicações para ajudar a abandonar o cigarro, que costumam ser utilizadas uma semana antes da data escolhida. Desejamos sucesso. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.