Asma: inaladores e bombinhas usados para tratar a doença são todos iguais?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Luis Renato Alves
- +A
- -A
A asma é uma doença crônica do sistema respiratório caracterizada pela inflamação dos brônquios, canais responsáveis pelo transporte de ar. O problema surge devido a uma maior sensibilidade do organismo diante de poeira, pólen, mofo e pelos de animais, por exemplo. Os pacientes tendem a sentir falta de ar quando entram em contato com essas substâncias e alguns usam a bombinha para asma para aliviar os sintomas.
Quais são as diferenças entre os tipos de inaladores e bombinhas?
Uma das formas de tratamento da doença é o uso de inaladores e de bombinhas, que não são todos iguais. Segundo o pneumologista Luis Renato Alves, existem dois tipos de inaladores, o convencional e o ultrassônico. O inalador convencional funciona com uma bomba de ar com acionamento elétrico e é acoplado a um micronebulizador. “Quando a bomba de ar é ligada, o ar passa em alta velocidade pelos orifícios do micronebulizador e arrasta o líquido nele presente, gerando uma névoa que deverá ser inalada pelo paciente”, explica o médico.
Já os inaladores ultrassônicos transformam a energia elétrica em vibrações mecânicas que, por sua vez, produzem névoa e microgotículas que serão carregadas pelo ar. “A vantagem em relação aos convencionais é a ausência de ruídos durante o funcionamento e a possibilidade de inalar em qualquer posição”, afirma o especialista. Por outro lado, o inalador ultrassônico apresenta dificuldades na interação com os medicamentos corticosteroides, podendo haver produção de pouca névoa e acúmulo da medicação no aparelho.
Já a bombinha de asma se divide em dois principais grupos. As bombinhas de manutenção não utilizam medicamentos broncodilatadores, enquanto as de alívio utilizam. As bombinhas de manutenção provocam a desinflamação dos brônquios e ajudam a reduzir o uso das bombinhas de alívio, que não tratam a asma e são utilizadas para proporcionar alívio rápido aos pacientes durante uma crise.
Bombinha para asma não vicia
De acordo com o profissional, um dos maiores mitos relacionados à Pneumologia é a afirmação de que o uso frequente de bombinhas causa dependência. “Isso não existe. Na verdade, é a doença que faz com que você necessite do uso dessas medicações continuamente”, alerta Luis Renato. Ele explica ainda que os efeitos colaterais do tratamento, como taquicardia e tremores, são causados pelos broncodilatadores, mas são geralmente leves e de duração rápida.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Luis Renato Alves
Pneumologia
CRM: 122744 / SP
- 19 comentários para "Asma: inaladores e bombinhas usados para tratar a doença são todos iguais?"
-
camila
estou tendo taquicardia as vezes o batimento vai a 110 e to tossindo tem algum perigo usar a bombinha?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Camila, o ideal é não interromper o tratamento prescrito pelo médico, assim como realizar um acompanhamento periódico com o profissional que o prescreveu. Segue link de uma matéria com um exemplo da importância da adesão ao tratamento: http://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asmatica-encontra-solucao-para-doenca-e-se-livra-de-taquicardia-e-tremedeiras
Abraços. -
João Batista Santana Santos
DúvidaO que sai de dentro da bombinha ar ou líquido pulverizante?A que eu uso só está saindo ar, isso é normal?
-
Ana
Ola boa noite! Eu tenho bronquite asmatica e alergica e uso a bombinha Alênia. Porem por conta do corticoide eu fico muito inchada. Gostaria de saber qual outra bombinha eficaz igual a Alênia que eu poderia usar e que nao tenho corticoide . Desde ja obrigada
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Ana, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.
-
Marcelo
Boa Tarde.. Gostaria de uma bombinha que ajudasse limpar meus pulmões. Pois fumei por alguns anos. Poderiam me indicar?Att
-
Joyce dos santos
Oi bom dia meu filho tem um ano e quatro meses e desde dos 5 meses ele tem crises de cansaço e chiado no peito e um catarro muito difícil de sair do peito já estou cansada de passa ele no hospital da última vez que passei ele no médico ela pediatra receitou a bombinha de sabultamol 4 puf quatro vezes ao dia mais foi só por cinco dias e gostaria de saber se eu posso usa nele uso continuo pq ele está tendo uma crise atrás da outra obrigada aguardo resposta
-
Elene
Já tendo por uns 3 anos um gato em sua cas casa…A 5 dias meu neto ganhou um cachorrinho..ele tem asma..Agora o irmãos velho gripou e passou a gripe tanto pra netinho mais novo como para o.pai e a a mãe .E desde ontem que o netinho ais novo está internado..pois a asma está muito agressiva..Estamos todos preocupados pois até sulfato de magnésio ele tomou na veia..não consegue ficar sem o oxigênio. Ser a que pode ser por causa do cachorrinho??Pois ele mesmo com o gatinho em cada nunca teve uma crise taonforte como essa por favor me responda. Existe como saber se tem alergia de animais?Existe vacinas para esse tipo de alergia?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.