Afinal, quais os perigos do uso da bombinha de asma? Tire suas dúvidas sobre o assunto


  • +A
  • -A

Quem sofre de asma geralmente carrega a bombinha sempre por perto, uma importante aliada na hora das crises. No entanto, esse simples item é cercado de dúvidas e mistérios, com algumas pessoas achando que ela vicia o usuário e pode até matar. Não é para tanto! Consultamos um especialista, que tira algumas dúvidas e esclarece alguns mitos sobre a bombinha de asma.

Afinal, o que é a bombinha de asma?

Se engana quem acha que a bombinha, em si, tem alguma propriedade terapêutica. Na verdade, ela é apenas um inalador dosimetrado que dispara a medicação necessária para o asmático de forma eficiente. “A medicação fica armazenada dentro de um recipiente pressurizado que, quando acionado, libera partículas muito pequenas que são inaladas pelo paciente”, explica o pneumologista Dr. Carlos Felipe Figueira Nogueira.

 

O tratamento da asma usa a bombinha ou ela é reservada para crises?

Os inaladores podem ser usados de várias formas, com diversas substâncias ativas. Por isso, existem medicamentos voltados para a resolução de crises e outros que auxiliam, de forma mais passiva e sem efeitos imediatos, o tratamento da asma. “Existem diversos tipos de dispositivos inalatórios, com diversas substâncias”, explica Nogueira. “Eles podem ser usados como tratamento de manutenção ou medicação de resgate”.

Esses inaladores oferecem riscos à saúde?

As substâncias nas bombinhas de asma são, de maneira geral, broncodilatadoras, ou seja, ajudam a melhorar a capacidade de absorção de oxigênio nos pulmões por meio da dilatação dos vasos sanguíneos. Um dos efeitos colaterais da medicação é o aumento dos batimentos cardíacos, mas raramente isso se torna um problema maior do que a crise de asma que o paciente está tentando evitar. “Assim como outras medicações, existem efeitos adversos, mas sempre devemos levar em conta o benefício e ganho de qualidade de vida que o paciente recebe com o uso da medicação”, alerta o pneumologista. “É importante também alertar o paciente para que, caso sofra algum efeito adverso, entre em contato com seu médico”.

 

Também existem dúvidas sobre a possibilidade do paciente ficar viciado na bombinha de asma, mas as pesquisas mostram que os broncodilatadores não possuem características aditivas significativas. O que acontece, no geral, é que o paciente acaba abandonando o tratamento com remédios que não geram muitos efeitos claros e imediatos, usando apenas a bomba em tempos de crise. Com isso, acaba tendo mais crises e usando a bomba mais vezes.

 

Dr. Carlos Felipe Figueira Nogueira é pneumologista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e médico responsável pela Nogueira Pneumologia (www.nogueirapneumologia.com.br). CRM: 5290720-0

 

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

41 comentários para "Afinal, quais os perigos do uso da bombinha de asma? Tire suas dúvidas sobre o assunto"

Irke Pedro

Duovent da problemas na vesícula?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Irke, não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento Duovent não é fabricado pelos Laboratório Aché e Biosintética.

Simone

Olá bom dia minha filha usa a bombinha alenia faz uns 5meses e ela se queicha as vezes de dor nas juntas dos braços e pernas e normal obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Simone, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

silvia ramos da silva

uso a bombinha relvar e estou engordando isso pode ser verdade,

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvia, não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento Relvar não é fabricado pelos Laboratório Aché e Biosintética.

diony cley nunes dos santos

olha sou viciado na bombinha Berotec ela pode afetar o coração ou ocasionar um infarto

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Diony, não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento Berotec não é fabricado pelos Laboratórios Aché e Biosintética. Abraços.

Tatiana

eu uso bombinha mais nunca fiquei viciada quero me livrar das crises

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tatiana, o combate às crises de asma começa dentro de sua própria casa. A recomendação da especialista Dra. Luiza Helena Degani Costa é manter o lar sempre limpo e sem pó, começando pelas hélices do ventilador e pelo filtro do ar condicionado. Retire ainda cortinas, tapetes e carpetes, troque o colchão a cada cinco anos e evite inalar agentes químicos, como os produtos de limpeza. Além disso, é importante identificar quais são os fatores que favorecem suas crises de asma e evitá-los. O acompanhamento periódico com o médico especialista e a adesão ao tratamento prescrito também irão ajudá-la. Abraços.

Paulo

ainda não estou usando bombinha, mas acho que é o passo a seguir, mas minhas crises podem estar desencadeando por inalar o remédio Penetro constantemente?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Penetro, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico especialista, assim ele poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

jaiane

Eu usso bobinha e muito rui o coração acelerá

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jaiane, um dos efeitos colaterais da medicação é o aumento dos batimentos cardíacos, mas raramente isso se torna um problema maior do que a crise de asma que o paciente está tentando evitar. Caso sofra algum efeito adverso, entre em contato com seu médico. Abraços.

Rosângela

Faço uso de inalador com pó seco e corticoide no nariz, mas mesmo usando tenho crise de falta de ar, gostaria de saber o porquê acontece isto já que uso o medicamento corretamente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosângela, o ideal é que você retorne com o médico para que ele verifique se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Abraços.

Socorro dias

estou usando a bombinha de aerolin, de quantas e quantas horas devo usar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Socorro, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Aerolin, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar a respeito da posologia indicada. Abraços.

Mateus Solano Trindade

Obrigado pela matéria, muito boa!Só que eu queria saber se uma coisa: quem usa o sulfato de salbutamol, é pego no antidoping? Muito obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mateus, de acordo com a WADA (Agência Mundial Antidoping) a presença de mais de 1000ng/ml de salbutamol na urina será presumida como uso não terapêutico e considerado doping. Abraços.

Creuza Maria de Carvalho

O uso da bombinha pode prender o intrstino?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Creuza, as substâncias nas bombinhas de asma são, de maneira geral, broncodilatadoras, ou seja, ajudam a melhorar a capacidade de absorção de oxigênio nos pulmões por meio da dilatação dos vasos sanguíneos. Caso sofra algum efeito adverso, entre em contato com seu médico e relate os sintomas para que ele possa te orientar. Abraços.

Josiane

Ola meu nome e josi meu filho tem 18 anos e descobrimos q ele tem um entupimento no coraçao e ele e asmatico desde 1ano e 8meses..qual o risco e pode ser por muito tempo usando bombinha.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josiane, as substâncias nas bombinhas de asma são, de maneira geral, broncodilatadoras, ou seja, ajudam a melhorar a capacidade de absorção de oxigênio nos pulmões por meio da dilatação dos vasos sanguíneos. Um dos efeitos colaterais da medicação é o aumento dos batimentos cardíacos, mas raramente isso se torna um problema maior do que a crise de asma que o paciente está tentando evitar. O acompanhamento periódico com o médico especialista são importantes para o tratamento. Abraços.

Nyna

Oi eu queria sabe se é normal ,você fica com falta ,e quando mas você tenta busca a respiração mas alforica você fica , então eu queria saber se é normal você ter bastante falta de ar ,obs (ainda não sei se tenho asma )??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nyna, sentir falta de ar não é normal. Por isso é necessário que você realize uma consulta com o médico para que ele possa identificar o que está ocasionando este sintoma e te indique o tratamento adequado. Melhoras.

Nana

Se eu tomar ventilan (bombinha de asma ) sem ter asma pode me fazer mal?

Mariiana

Olá. Tive bronquite asmática, quando criança e tratei. Hoje, tenho sinusite. Fico cansada com muita frequência. Gostaria de saber se posso usar o nebulímetro, já que o nebulizador não está mais fazendo efeito . Obrigada!

Cleide

Qdo comecei usar bombinha minha língua ficou sensível e branca

Adriana

as. Bombinhas dar dor de cabeça ?

Allan

As vezes sinto uma tremedeira interna nas pernas e braços, uma amiga minha disse que é por conta do meus batimentos cardíacos acelerados, é vdd?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Allan, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Bia

Gostaria de saber meu filho usa relvar e avamis posso usar Aerolim parece que ele está com a asma atacada me ajuda pelo amor de Deus eu fiz nele o Aerolim depois de uma hora do relvar e agora estou desesperada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bia, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com os medicamentos Relvar, Avamys ou Aerolim pois eles não são fabricados pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Melhoras para o seu filho.

Amanda

Meu pai já teve um infarto há pouco tempo e agora ele está tendo crises de falta de ar grandes, fomos na UPA e o medico disse que era asma e receitou remedios e o uso da bombinha..O uso da bombinha pode agravar o caso do coraçao dele? Ele corre risco ao usá-la?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Amanda, as substâncias nas bombinhas de asma são, de maneira geral, broncodilatadoras, ou seja, ajudam a melhorar a capacidade de absorção de oxigênio nos pulmões por meio da dilatação dos vasos sanguíneos. Um dos efeitos colaterais da medicação é o aumento dos batimentos cardíacos, mas raramente isso se torna um problema maior do que a crise de asma que o paciente está tentando evitar. Caso ocorra algum efeito adverso, oriente seu pai a entrar em contato com o médico e relatar os sintomas para que ele possa orientá-lo. Abraços.

Jeniffer

Oi comecei a usar pela primeira vez a bonbinha na minha filha ela tem 9 anos e deu vontade de vomitar nela sera qe é normal ..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jennifer, caso o sintoma persista, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento para que ele possa te orientar. Abraços.

Thamyris

Comecei a usar o Aerolin há um mês, e eu não utilizava nenhum tratamento antes, só fazia nebulização quando tinha crises, o que era raro. De lá pra cá, percebi que tenho tido crises quase todos os dias, e tenho sempre que estar com a bombinha do lado. Houveram dois dias que ela não estava, inclusive agora, e tô em crise.Tenho de verdade a impressão de que o remédio causa uma dependência muito grande, eu nunca tive crises assim e nunca precisei de tratamentos além da nebulização em momentos de crise.

Elaine

Olá, o meu filho tem 11 anos, está usando Alenia, porém estava usando o 6/200, mas fez espirometria novamente e foi solicitado o de 12/400. Depois que usa a bombinha sente bastante cansaço, isso é normal? Estou bastante preocupada, pois ele fica cansado até de falar. Por favor me ajude!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elaine, converse com o médico sobre esses sintomas. Ele poderá avaliar e relatar os riscos envolvidos no uso do medicamento. Enviamos por e-mail algumas informações que podem ser úteis. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.