Ansiedade: Como controlar a sensação durante o dia a dia?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
Em primeira instância, a ansiedade é uma sensação normal para todas as pessoas. Quando há tensão e preocupação, a ansiedade surge trazendo agitação e nervosismo. Contudo, ao se manifestar de forma acentuada, passa a ser considerada um transtorno. Neste caso, deve ser tratada e controlada devidamente, inclusive com medicamentos, se for necessário.
Características da ansiedade patológica
“A sensação de ansiedade, isto é, apreensão, inquietação, preocupação excessiva, pode ser controlada de diversas formas. Há abordagens comportamentais como técnicas de respiração e relaxamento, abordagens cognitivas, quando se tenta identificar os pensamentos que podem desencadear a ansiedade, e, em alguns casos, medicamentos também são necessários”, explica a psiquiatra Erika Mendonça.
O problema se torna patológico, ou seja, uma doença, quando começa a causar sofrimento e prejuízos significativos à vida de um indivíduo. “A ansiedade é caracterizada por inquietação, preocupação excessiva e tensão. Há também sintomas físicos como taquicardia e sudorese. Pode haver um motivo claro para estes sentimentos, como por exemplo uma fobia, mas nem sempre ele está presente”.
Tratamento e causas da ansiedade
O tratamento ideal para esta ansiedade patológica deve ser guiado no intuito de reduzir as sensações angustiantes de um paciente até que ele possa voltar a viver uma vida normal no dia a dia. “O tratamento para ansiedade envolve psicoterapia e uso de medicamentos psicotrópicos. A ideia é evitar as crises de ansiedade, assim como as crises de pânico, permitindo que o paciente leve uma vida normal”.
As causas dos transtornos de ansiedade, assim como de outros transtornos mentais, ainda não são totalmente conhecidas. O que se sabe é que elas são multifatoriais, isto é, uma combinação de predisposição genética e ambiente. Ou seja, não somente o histórico familiar contribui para montar o quadro. Eventos traumáticos, por exemplo, também possuem forte influência neste contexto.
Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 24 comentários para "Ansiedade: Como controlar a sensação durante o dia a dia?"
-
Fernando luis da silva garcia
Gostaria de saber,se sentir sensações de falta de ar todos os dias tem alguma coisa haver com as crises de ansiedade?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Fernando Luis, a ansiedade pode ser caracterizada como uma sensação de inquietude interna, geralmente desagradável. Entre os sintomas que a ansiedade pode causar, em intensidades diferentes, estão tontura, tremores, sudorese, boca seca, aperto no peito e batimentos cardíacos acelerados. Sugerimos que realize uma consulta com o médico para que possa identificar o motivo dos seus sintomas e indique de forma você pode aliviá-los. Abraços.
-
Deda
Olá! Dra. A ansiedade pode além desses todos sintomas acima descritos. Pode a pessoa sentir uma vontade enorme de ficar só realmente (isolada)?Obrigada!
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Deda, como explica a psiquiatra Ana Cláudia Ducati “Dentre os sintomas da ansiedade, podemos citar dor de cabeça, palpitações, aperto no peito, dor ou leve desconforto estomacal, inquietação (indicada por uma incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo), hesitação e urgência em urinar. É importante ressaltar que a gama dos sintomas ansiosos tende a variar entre as pessoas”. Ao realizar uma consulta com o médico especialista, relate os sintomas que você tem para que ele verifique de forma eles podem ser amenizados. Abraços.
-
Gezile
Dr. Sinto muitas dores nas costas quando algo me deixou preocupada. Sinto muita indisposição. Acordo com um cansaço como se nao tivesse dormido.
-
Antonia
Gostaria de saber o que leva uma pessoa surtopsicotico .
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Antonia, do ponto de vista psiquiátrico, o surto psicóticos está relacionado a uma distorção dos neurotransmissores, ou seja, das substâncias químicas produzidas pelos neurônios e que são responsáveis pelo envio de informações a outras células. Os surtos psicóticos podem ocorrer devido a diferentes causas, tais como: consumo excessivo de álcool ou outras drogas, causas orgânicas ou biológicas, depressões graves, fortes impactos emocionais, esquizofrenia, transtorno bipolar entre outros. Abraços.
-
Marta
Dra.eu gostaria de saber pq eu sinto dor no estômago um aperto no peito mau estar for nas costas e ñ tenho vontade de sair pra canto nenhum as vezes até tontura isso pode ser simtomas de ansiedade?
-
Paula.
Dr.já faz mas de ano que sofro de ansiedade. Já tomei 4 caixas de fluoxatina. Em quanto estava tomano o medicamento me sentia muito bem .parei de tomar já está querendo voltar tudo de novo .devo voltar ao medico para continuar tomando.
-
Suely Nascimento
Dra. O excesso de medo faz parte do pânico ou depressão. Minha irmã após a morte de minha mãe, não entra em banco, não sai com celular, enxerga ladrão em toda a parte. Está com terapeuta mas se recusa a ir ao psiquiatra. Obrigada.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Suely, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com essa dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/maneira-lidar-morte-familia
Abraços. -
Marco
Olá sinto sintomas todo dia , cheguei ao ponto de senti agulhas no corpo mais graças a Deus melhorou um pouco , agora sinto como se a região do ombro desse algumas fisgadas forte , antes tive dores musculares nessa parte mais passo TB agora só esse sensação de fisgadas , boca seca , e já começa com medo na minha cabeça todo dia 😭
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.