search
    Título

    Existem alimentos que podem ajudar a aliviar a ansiedade?

    Uncategorized

    Por

    A ansiedade enquanto distúrbio deve ser tratada com a combinação de medicamento específico e psicoterapia, mas a sensação de ansiedade normal, que eventualmente toda pessoa experimenta, pode ser amenizada de maneira mais simples. A adoção de uma alimentação rica em certos componentes é uma grande estratégia.
    “Alimentos ricos em magnésio, como sementes de abóbora seca, sementes oleaginosas (castanha do Brasil, amêndoa, amendoim, nozes), arroz integral, grão de bico, espinafre, aveia, banana, quiabo e mandioca, são excelentes para diminuir a ansiedade”, exemplifica a nutricionista Marta da Cunha.

    Minerais que ajudam a aliviar a ansiedade


    Segundo a profissional, o magnésio é um mineral neuroprotetor que inibe a entrada de cálcio pelo canal de glutamato (associado à ansiedade e agressividade), fundamental também para a fabricação de serotonina (neurotransmissor ligado ao humor e sono). “Alimentos ricos em triptofano também ajudam na fabricação de serotonina. Podemos destacar entre eles as sementes oleaginosas, aveia, carne bovina, ovo, leite e derivados e banana”.

    Outros minerais muito importantes para o sistema nervoso central desempenhar corretamente as suas funções são: zinco e vitaminas do complexo B voltadas para ansiedade, como a B1(tiamina), B3 (niacina), ácido fólico (B9) e B6 (piridoxina). “Ômega 3 (principalmente o DHA) também pode ser um excelente suplemento, desde que a quantidade de ômega 6 na dieta seja controlada (evitar comida oleosa e frituras”, lembra Marta.

    Banana cozida com mel e canela e massagem também podem combater a ansiedade


    A profissional sugere tomar antes de dormir um chá de camomila ou de folhas de maracujá. “São plantas medicinais associadas a neurotransmissão GABAérgica, ou seja, inibem a neurotransmissão do sistema nervoso central. Outra excelente escolha é uma banana cozida com um pouco de mel e canela, um copo de leite de amêndoas, de castanha do pará ou um mingau de aveia. Usar qualquer destes alimentos uma hora antes de dormir irá ajudar bastante”.

    A prática regular da meditação, de atividade física (principalmente aeróbica), de acupuntura e massagens também é importante no processo de aliviar a ansiedade. “Na medicina chinesa dizemos que precisamos ‘esvaziar a mente’, ou seja, fazer com que a energia da cabeça desça. Podemos fazer isso usando um bom escalda-pés com ervas aromáticas ou usar as mãos e dar pequenas batidinhas na sola dos pés (36 ou 72 vezes em cada) toda a vez que sentirmos que a cabeça está cheia de pensamentos e preocupações”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes