Doença de Alzheimer: quais são as fases da doença? Como identificá-las?

  • +A
  • -A

A doença de Alzheimer, segundo o Ministério da Saúde, é um transtorno neurodegenerativo e progressivo. O problema pode ser dividido em algumas fases, de acordo com a gravidade do quadro. As fases são as seguintes: leve, moderada e grave. Para que o paciente tenha chances melhores de recuperação, é importante que o diagnóstico e tratamento sejam adotados ainda no início, na fase leve, preferencialmente, ou moderada, no máximo, assim que os primeiros sinais de Alzheimer forem percebidos. 

Características de cada fase da doença de Alzheimer

 

“As fases da doença de Alzheimer podem ser classificadas em leve, moderada e grave. A primeira consiste em uma leva perda de memória recente, dificuldade em lembrar datas e onde guarda objetos, repetitividade, alteração de personalidade (ex: depressão), dificuldade em executar atividades mais complexas, como cozinhar ou dirigir, dentre outros”, informa a geriatra Thaisa Segura da Motta Rosa.

Ainda segundo a especialista, a fase moderada do Alzheimer, por sua vez, inicia-se com dificuldade nas atividades básicas da vida diária, como tomar banho, realizar a higiene pessoal, vestir-se e mover-se. “Além disso, as alterações de comportamento ficam mais evidentes nessa fase, com delírios, agitação, distúrbio do sono, etc.”, complementa a médica.

Já na fase grave o paciente apresenta dependência completa para todas as atividades de vida diária, memória recente totalmente comprometida, dificuldade em reconhecer pessoas próximas, dificuldade na deglutição (engasgos) e na mobilidade, aumentando o risco de quedas. “Na fase grave, o paciente encontra-se acamado, em uso, muitas vezes, de sonda nasoenteral ou gastrostomia, quase não tem contato com o meio exterior, enfim, se torna completamente dependente”, explica a geriatra.

Tratamento medicamentoso da doença de Alzheimer

 

O tratamento da doença de Alzheimer mistura diversas medidas, tanto farmacológicas como não farmacológicas. Ou seja, o paciente pode se beneficiar do uso de medicamentos e de atividades que estimulam a parte cognitiva e motora. Existem os remédios específicos para a doença, que ajudam a retardar o processo degenerativo da memória, mas também podem ser utilizados outras medicações, como antidepressivos, se necessário for.

Dados do Ministério da Saúde: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/alzheimer

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

Geriatria

CRM: 133363 / SP

TAGS
alzheimer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Doença de Alzheimer: quais são as fases da doença? Como identificá-las?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.