Familiar com Alzheimer: saiba os primeiros passos para enfrentar a doença
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Tomaz Aquino
- +A
- -A
O mal de Alzheimer é uma doença crônica que provoca perda progressiva da memória. Ela faz com que os pacientes não consigam se lembrar de amigos, de situações vividas e até do próprio nome. Os pacientes acabam se esquecendo de tomar os medicamentos que ajudam a combater o problema, mudam de humor rapidamente e têm dificuldade até para comer. Por isso, o papel da família, que frequentemente se torna cuidadora do paciente, é essencial para reduzir os impactos do Alzheimer.
Cuidar com eficiência: se informe sobre a doença de Alzheimer
Para enfrentar a doença, o geriatra Tomaz Aquino defende que os familiares busquem informações sobre a doença, os sintomas e as possíveis dificuldades que poderão surgir no futuro. “A demência de Alzheimer é difícil para todos: profissionais de saúde, pacientes e familiares. Uma boa educação em saúde é fundamental”, explica o especialista.
Ao conversar com o médico, você poderá tirar qualquer dúvida sobre as medicações indicadas para ajudar nos sintomas típicos do Alzheimer, mas sem prejudicar o controle de outros problemas, como hipertensão e diabetes. Mesmo com a doença, seu familiar deve ter certa independência e autonomia, recebendo auxílio sempre que precisar. “É preciso conversar abertamente sobre o momento em que há maior risco de dirigir e identificar a competência em lidar com dinheiro e contas e em sair sozinho”, diz Aquino.
Cuidador deve prestar atenção à própria saúde
Mas, apesar de a saúde do familiar com mal de Alzheimer ser muito importante, o seu bem-estar não pode ser deixado de lado. “O cuidador, por vezes, é considerado como o ‘paciente invisível’. Ele está em constante contato com médicos e hospitais, mas sua saúde muitas vezes é renegada”, destaca o profissional.
Ansiedade, depressão e até problemas físicos causados ou agravados pelo grande esforço no auxílio ao paciente são alguns dos principais problemas que você e outros familiares podem enfrentar. “Penso que um bom acompanhamento psicológico e clínico pode ajudar o cuidador a lidar melhor com essa doença tão difícil, e cada vez mais comum em nosso meio”, recomenda Aquino.
Portanto, não vacile: evite se sobrecarregar demais, dividindo tarefas e compartilhando dúvidas e angústias. Peça sempre ajuda a outros familiares e a pessoas próximas. Afinal, para conseguir cuidar de alguém, você precisa manter a própria saúde como prioridade.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Tomaz Aquino
Geriatria
CRM: 157962 / SP
- 8 comentários para "Familiar com Alzheimer: saiba os primeiros passos para enfrentar a doença"
-
Marcos
Oi Natália!Procure um outro medico para confirmar o diagnóstico. Meu pai a 2 anos atrás foi diagnosticado e o médico já prescreveu algumas medicações específicas. Resolvi levá-lo noutro médico, informei o diagnóstico do médico anterior. O médico pediu uma serie de exames bioquimicos e meu pai estava com deficiência de potássio, vitamina D e uma anemia, isso lhe causava confusão mental e fraqueza. Repomos esses minerais e hormônios e começamos a fazer atividade física. Houve de fato um diagnóstico por Ressonância Magnética, mas até hoje, graças a Deus, meu pai não precisa tomar qualquer medicação específica para a doença. Está fisicamente ativo na medida que lhe permite sua condição física octogenária, mas está lúcido e atento aos próprios negócios.
-
jana palmieri
Minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer. E neste periodo tenho procurado informações que me auxiliem a cuidar dela. Gosto muito de receber as publicações do Cuidados pela vida.
-
Milena Lourenço da silva
Boa tarde minha mãe está passando por essa situação ainda não pude fazer a tomografia por falta de dinheiro o hospital público está muito difícil mais pelo que a médica me falou e Alzheimer , nao sei o que fazer
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Milena, é necessário que o médico realize todos os exames indicados para confirmar o diagnóstico da doença. Tente buscar orientações sobre como conseguir o exame em uma unidade de saúde próxima de sua residência. Temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com informações, segue o link de uma delas: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/cuidador-iniciante-dicas-pacientes-alzheimer
Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.