Quais são as funções cognitivas mais afetadas pelo mal de Alzheimer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as funções cognitivas mais afetadas pelo mal de Alzheimer?

A demência do mal de Alzheimer afeta todas as funções cognitivas, mas a mais notável é a memória para fatos recentes, chamada de memória episódica, uma das primeiras áreas afetadas pela doença. O paciente é acometido de maneira gradual e progressiva, sendo que, em geral, os familiares percebem que o que é falado em um dia é logo esquecido no seguinte.

“Chega um momento que o paciente não se recorda nem mesmo o que disse poucos minutos antes, tornando-se repetitivo ao perguntar várias vezes a mesma coisa. Também é comum esquecer onde guarda seus pertences, se já almoçou ou não, se desligou o fogo, dentre outras coisas. Muitas vezes o paciente até tem consciência de que está esquecido, mas mesmo assim não consegue ter a percepção correta das coisas”, explica o geriatra José Eduardo Martinelli.

 

Mal de Alzheimer afeta funções cognitivas relacionadas a hábitos simples e rotineiros

 

Outra área da cognição frequentemente acometida pelo mal de Alzheimer é a praxia, ou seja, a capacidade de realizar gestos e movimentos de forma coordenada e eficiente. O médico cita como exemplo a situação das senhoras acostumadas a fazer crochê, tricô ou bordado que acabam desaprendendo esse hábito de anos. Por conta disso, deixam de realizar a atividade, muitas vezes não admitindo que não sabem mais executá-la. “Costumam dizem que estão cansadas e por isso pararam de fazer”, explica Martinelli.

Ainda segundo o geriatra, em uma fase mais grave da doença, os pacientes chegam a ter dificuldade de vestir-se, isto é, não sabem mais a sequência de colocar as peças de roupa. Também podem ter outras funções acometidas pela demência, como atenção, concentração e comprometimento de linguagem. “Contudo, quando a medicação é introduzida eles normalmente conseguem voltar para suas atividades, mostrando melhora”, aponta. Algumas atividades do dia a dia podem complementar o tratamento, ajudando a desacelerar a progressão da doença.

 

Medicação pode desacelerar progressão do mal de Alzheimer

 

A demência da doença de Alzheimer é neurodegenerativa e progressiva, o que significa que o que foi perdido ainda não pode ser recuperado. O que pode ser feito é diminuir a velocidade com que a doença progride. A medicação hoje disponível diminui essa velocidade. “Nesse aspecto, é importante atentar para a individualidade, pois há pessoas que evoluem naturalmente mais rápido, perdendo várias funções cognitivas ao mesmo tempo, e outras que levam anos para que essas perdas se instalem”, completa o médico.

 

Dr. José Eduardo Martinelli é pneumologista e geriatra, sócio fundador e responsável técnico pelo Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia em Jundiaí (SP). CRM-SP: 27875 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Quais são as funções cognitivas mais afetadas pelo mal de Alzheimer?"

VOLNEY

Bom dia minha mae esta com 87 anos e apresentou sintomas a 03 meses e ja evoluiu bastante com relacao a vestir roupas ainda nao teve dificuldade, mas em cinco minutos esquece o que falou e rez(remedios, alimentacao etc), esta morando um mes na casa de casa filho somos 03, minha esposa esta dando atividades domesticas que ela pede e gosta de fazer lavar louca, passar roupas, ela adora brincar com as criancas de 03 e05 anos que temos, mesmo antes de apresentar sintomas ela senpre teve uma queixa de um aperto na cabeça como se a mesma estivesse sendo prenssada por algo isto faz parte da doença.bom dia e final de semana a todos e vamos fazer o possivel para ter paciencia com nossos pais queridos que estao com esta doença muito triste, pois sei que em pouco tempo ela vai deixar de nos reconhecer, que deus nos de forças par ajuda-los

rita de fatima magalha3

Muito proveitosas essas informaçoes gostaria de estar recebendo amostras desse medicamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rita, o Programa Cuidados pela Vida não possui amostra grátis de medicamentos. Abraços.

Liris

Boa noite, gostaria de saber o nome do remédio q retarda o AlzaimerDesde ja agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Liris, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar o paciente e prescrever o produto adequado. Por isso é importante procurar o auxílio de um profissional especializado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.