Enfrentando o Alzheimer: Confira algumas atividades cognitivas que podem auxiliar na prevenção e tratamento da doença


  • +A
  • -A

A degeneração mental que caracteriza o Alzheimer, apesar de progressiva, pode ser retardada caso o paciente se submeta ao tratamento adequado, o que lhe confere mais tempo com uma qualidade de vida melhor. A prática de atividades cognitivas no dia a dia é essencial nesse processo, já que estimula a mente do idoso.    

“A leitura diária é fundamental como atividade cognitiva. Notícias ou editoriais de jornais, revistas semanais ou livros dos mais variados temas, de acordo com o gosto pessoal, tudo isso é muito útil. Após a leitura, é interessante que o paciente tenha abertura para comentar com amigos e familiares aquilo que leu. Isso demonstra sua capacidade de atenção e concentração”, explica o geriatra José Eduardo Martinelli.

 

Cuidadores devem estimular práticas de atividades cognitivas nos pacientes

 


Assistir filmes e programas na TV é outra boa maneira de desenvolver a capacidade cognitiva do paciente com Alzheimer, especialmente quando ele se interessa pelo conteúdo.
É interessante que o cuidador incentive o idoso perguntando coisas sobre a atividade para exercitar sua memória. “Após o término do filme, vale questionar sobre o mesmo: quem eram os atores, o que mais chamou a atenção, o tema etc”, completa Martinelli.

Quando o paciente não apresenta interesse ou foco nas atividades cognitivas propostas pelos cuidadores, é importante ser persistente, buscando novas formas de fazer com que o idoso exercite sua mente. “Se o paciente não está muito interessado em uma leitura, tente chamar sua atenção para uma nova. Caso haja indisposição para um filme, vale interrompê-lo depois de meia hora, perguntar o que ele entendeu até aquele momento e fazer desta forma até o final”, recomenda o geriatra.

 

Interação social ajuda no tratamento do Alzheimer

 

A interação social também é muito importante para o paciente com Alzheimer, então é interessante que ele saia e, na medida do possível, converse com outras pessoas. “Frequentar atividades culturais, como teatro, cinema, reuniões sociais para comemorar aniversários de parentes e amigos, viajar sempre que possível, jogar, tudo isso deve ser sempre incentivado”, conclui o especialista.

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Enfrentando o Alzheimer: Confira algumas atividades cognitivas que podem auxiliar na prevenção e tratamento da doença"

Maria do amparo Rodrigues lustosa

E muito importante esta no incentivo da estimulação. …..

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.