Quais são os tipos de rugas que existem?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os tipos de rugas que existem?

As rugas são sinais que aparecem na pele de toda pessoa a partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, o que é motivado pelo próprio processo natural de envelhecimento. Portanto, não há como evitar completamente as rugas, apenas diminuir a quantidade e retardar o seu surgimento com tratamentos e cuidados estéticos e de saúde em geral. Existem tipos diferentes de rugas e cada um está associado a uma causa diferente.

Tipos de rugas e formas de retardar seu surgimento


“As rugas podem ser de três tipos: estáticas, dinâmicas e gravitacionais. As rugas estáticas surgem mesmo sem movimento e ocorrem após a constante repetição de movimentos, devido à fadiga das estruturas da pele. As dinâmicas surgem devido à interação da pele com a musculatura da mímica subjacente, ou seja, com o movimento. Já as gravitacionais aparecem pela flacidez da pele, podendo levar à queda de estruturas da face”, explica a dermatologista Maria Paula Tinoco.

Segundo a especialista, há várias maneiras de reduzir a quantidade de rugas, mas o destaque vai para o uso do filtro solar. “As rugas podem ser retardadas, mas não evitadas, por serem um processo natural do envelhecimento. Dentre os métodos para controlá-las, destaca-se o uso diário de protetores solares, visto que estes são capazes de reduzir os danos que a radiação solar causa às estruturas da pele”.

Prevenção e tratamento das rugas


Por mais que seja impossível conter o aparecimento das rugas, a manutenção de hábitos saudáveis ao longo da vida pode ajudar bastante a retardar o aparecimento dessas marcas.
Não fumar; evitar ambientes com muita fumaça e poluição; não consumir álcool em excesso; ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes; praticar atividades físicas; e hidratar bastante a pele são algumas medidas importantes nesse sentido.

Já o tratamento das rugas pode ser feito com algumas técnicas dermatológicas, as quais devem ser escolhidas de acordo com a gravidade das marcas. Dentre as opções, há o peeling, creme de ácido glicólico, sessões de radiofrequência, aplicação de botox, procedimento a laser e até mesmo cirurgia plástica. Estas três últimas são indicadas para as rugas mais profundas.   

Dra. Maria Paula Muniz Tinoco é dermatologista e associada à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM 5279364-7

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os tipos de rugas que existem?"

marly

Boa tarde,Tenho uma bolsinha abaixo dos olhos, não sei se são de gordura, ficam ambas na extremidade dos mesmos . Existe algum produto que desmanche essas imperfeições?

Cuidados Pela Vida

Olá Marly, segundo a especialista, há várias maneiras de reduzir a quantidade de rugas, mas o destaque vai para o uso do filtro solar,para prescrição de produtos é necessário que realize uma consulta com um dermatologista, para que seja avaliado de acordo com sua necessidade. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.