Como evitar os problemas causados pelo sol sem prejudicar a absorção de vitamina D?


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A vitamina D é fundamental para diversas funções do organismo, com destaque para a saúde óssea, já que permite a absorção do cálcio, nutriente vital para o desenvolvimento de ossos e dentes. A principal forma de obter a vitamina D é a exposição solar e por isso o contato com o sol é recomendado diariamente. Contudo, é preciso ter cuidado para que isso não prejudique a pele.

Para se expor ao sol com segurança, evitando possíveis complicações, deve-se, primeiramente, buscar aproveitar os horários nos quais os raios são menos intensos. Em geral, recomenda-se dar preferência ao sol de antes das 10h e depois das 16h. No intervalo entre esses períodos há uma maior emissão de raios ultravioletas, o que aumenta o risco de queimaduras, manchas e até mesmo câncer de pele.

 

Cuidados com a pele na hora de pegar sol para obter vitamina D

 


“Recomenda-se também usar óculos para proteger os olhos e chapéu ou boné para o rosto. Deve-se expor braços, pernas e abdômen quando possível e em horário adequado.
A exposição diária indicada varia de 15 a 20 minutos. Entretanto, essa orientação precisa ser muito individualizada para as pessoas de pele muito clara, as que já tenham tido câncer de pele ou estejam mais predispostas a isso”, explica a nutricionista Adriana Ávila.

Vale ressaltar que pessoas de pele negra precisam se expor por mais tempo ao sol para conseguirem as quantidades necessárias de vitamina D. O tempo de exposição neste caso varia entre 45 minutos e uma hora. Idosos também precisam de um contato maior com o sol, com um mínimo de 20 minutos de exposição.

 

Filtro solar pode atrapalhar a síntese de vitamina D?

 


Segundo a especialista, o filtro solar pode ser um obstáculo para a obtenção de vitamina D, embora a questão ainda seja controversa. “Em alguns estudos, fala-se em redução de quase dez vezes na produção de vitamina D. Por outro lado, outros estudos sugerem que esse efeito é insignificante, pois ainda que o filtro solar atrapalhe a produção de vitamina D, isso não ocorreria de uma forma significativa o suficiente para causar a deficiência desta vitamina”, afirma.

 

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

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