O uso de sabonete comum para lavar o rosto pode piorar a oleosidade da pele?


  • +A
  • -A
Imagem do post O uso de sabonete comum para lavar o rosto pode piorar a oleosidade da pele?

Se você luta contra a acne, as famosas e incômodas espinhas, é necessário ter um cuidado especial com a pele oleosa do rosto. A utilização de sabonetes comuns, facilmente encontrados em supermercados e farmácias, não são recomendados pelos médicos para a melhora da situação.

Por que não?

Os sabonetes comuns não ajudarão no tratamento prolongado contra a oleosidade da pele. Por causa disso, a acne, popularmente conhecida como espinhas, continua aparecendo no rosto dos pacientes. “A maioria dos sabonetes comuns não piora a situação, geralmente serve apenas para a limpeza da pele”, explica a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.

Ainda segundo a médica, quem sofre com a pele oleosa, deve evitar a utilização de sabonetes com hidratantes em sua formulação.

Os sabonetes indicados

Já que sabemos que os sabonetes comuns não auxiliam no tratamento e são até mesmo contraindicados para esses casos, então é importante ficarmos cientes do que é orientado pelos dermatologistas para combater a oleosidade no rosto, e, consequentemente, a acne que pode vir a aparecer.

Existem vários tipos de sabonetes, com diferentes formulações com ácidos e substâncias que controlam a produção da oleosidade. “A escolha do melhor sabonete para o paciente tem que levar em consideração o grau de gravidade da acne, o tipo de pele e a quantidade de óleo produzida.  Além disso, o sabonete deve ser combinado com o tratamento especifico para cada caso”, afirma Dra. Ana Carolina.

Uma vez com o sabonete receitado por um dermatologista em mãos, o tratamento é iniciado. A recomendação é que a higienização da pele do rosto seja realizada de duas a três vezes durante o dia.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O uso de sabonete comum para lavar o rosto pode piorar a oleosidade da pele?"

Janiele

Sempre lavei o rosto com sabonete comum,e todas as vezes que lavava no dia seguinte aparecia espinhas enorme. Então passei a lavar o rosto com o sabonete líquido,e por um tempo as espinhas não apareceram. No caso de dúvida se era realmente o uso do sabonete sólido que estavam piorando a oleosidade da pele e causando as terríveis espinhas,voltei a usa-lo e novamente saíram as temidas espinhas. O uso do sabonete líquido e melhor do que o sólido?

Cuidados Pela Vida

Olá Janiele, os sabonetes comuns não ajudarão no tratamento prolongado contra a oleosidade da pele.Existem vários tipos de sabonetes, com diferentes formulações com ácidos e substâncias que controlam a produção da oleosidade.Orientamos a consultar um dermatologista para prescrever o que for mais indicado para a sua pele.Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.