AchèAchè
    search
    Título

    Por que a pele fica mais flácida à medida que envelhecemos?

    Uncategorized

    Por

    Com o passar dos anos, a pele, que é o maior órgão do corpo humano, começa a apresentar alguns sinais da idade, como rugas, manchas, flacidez e linhas de expressão. Parte das mudanças é causada pelo envelhecimento natural do corpo, mas esses efeitos podem acontecer de forma prematura graças à ação de fatores externos, como a exposição excessiva e desprotegida aos raios solares.

     

    Perda de colágeno e elastina contribui para flacidez da pele

     


    “A pele sofre alterações biomoleculares ao longo do tempo, perdendo principalmente  colágeno e elastina, bem como gordura subcutânea, o que de modo geral explica a flacidez”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. “Os fatores extrínsecos podem acelerar ou agravar tais alterações”. Entre os elementos extrínsecos, além do sol, podem ser citados a poluição, o vento e a temperatura do ambiente.

    A flacidez é o principal sinal da perda de volume da pele. O problema atinge os contornos do rosto e as pálpebras, podendo mudar bastante a aparência do rosto, passando uma imagem de cansaço ou de estresse. É possível retardar o envelhecimento com o uso de produtos específicos para o rosto e também com a adoção de algumas práticas do dia a dia.

     

    Uso de hidratantes e protetor solar previne flacidez

     


    Segundo Vanessa, os produtos incluem cremes hidratantes, que podem ou não ter ativos antienvelhecimento, como vitaminas e colágeno, e o protetor solar. Existem diversas opções disponíveis do mercado, com formas diferentes de aplicação e, no caso dos protetores, diversas texturas e fatores de proteção.

    Algumas medidas do dia a dia também são essenciais para a prevenção da flacidez da pele. A alimentação saudável e balanceada é fundamental. “Proteínas, vitaminas e alimentos antioxidantes são importantes, bem como evitar aqueles que são prejudiciais ao organismo, como os muito industrializados”, recomenda a especialista. É preciso ainda incluir exercícios físicos na rotina, cuidar da saúde mental e evitar álcool e cigarros.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes