Raspar o cabelo muito curto constantemente pode levar à calvície?


  • +A
  • -A

A calvície é um problema visto principalmente nos homens e que ainda hoje desperta uma série de dúvidas. Muitas pessoas, por exemplo, se perguntam se raspar o cabelo muito curto com frequência pode evitar a calvície, ou até mesmo o contrário, se é capaz de inibir o crescimento capilar e levar à calvície.

Raspar o cabelo não provoca calvície


De acordo com a dermatologista Kaliandra Cainelli, a resposta para esse questionamento é simples: “O ato de cortar o cabelo baixo não tem nenhuma participação na ocorrência da calvície”. Segundo a médica, ao identificar mudanças no cabelo que indiquem o desenvolvimento da calvície, é importante procurar um dermatologista para
iniciar o tratamento.

O profissional poderá avaliar o quadro com conhecimento, investigar as possíveis causas e identificar as melhores formas de começar a tratar, como o uso de medicações e produtos capilares específicos. No entanto, mesmo quem ainda não procurou um médico deve prestar atenção a alguns hábitos que acabam facilitando a calvície.

Oleosidade facilita a queda dos fios de cabelo


“O uso excessivo de gel de cabelo, tomar banho quente e usar o secador em excesso podem aumentar a oleosidade dos fios e promover a queda dos cabelos, piorando a calvície”, alerta a especialista. Além disso, o uso de penteados que tensionam os fios, como rabos de cavalos, também pode gerar perda de cabelo e calvície por tração.

Para reduzir a queda, é essencial manter uma alimentação saudável e rica em ferro. Dra. Kaliandra cita ainda outras medidas: “O paciente deve controlar o estresse, evitar álcool, cigarros e anabolizantes, que estimulam a queda, manter os cabelos limpos, evitar prender os cabelos molhados e evitar excesso de produtos químicos”.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Raspar o cabelo muito curto constantemente pode levar à calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.