Queda de cabelo em excesso pode ser sinal de estresse?

  • +A
  • -A

O estresse é capaz de prejudicar a imunidade do nosso corpo e provocar diversos prejuízos à saúde. De acordo com a dermatologista Kaliandra Cainelli, uma de suas principais formas de manifestação é a queda de cabelo, que pode ocorrer por três mecanismos principais. O primeiro deles é o aumento da síntese de cortisol sob estresse intenso, que interfere na entrada de nutrientes para o folículo capilar e faz com que a fase de crescimento dos fios termine prematuramente.

Estresse pode causar caspa e queda de cabelo em excesso


Um outro mecanismo é a redução da circulação do sangue na fibra capilar quando o organismo enfrenta um estado de estresse agudo, afetando o desenvolvimento e provocando a queda de cabelo. “Além disso, o estresse pode precipitar o aparecimento de dermatite seborreica, a famosa caspa, que também estimula a queda capilar”, alerta a profissional.

O primeiro passo para tratar a queda de cabelo causada pelo estresse é procurar um dermatologista. O médico deverá solicitar alguns exames para descartar a presença de doenças. “Depois, será iniciado o uso de medicações compostas por vitaminas do complexo B, biotina, zinco e outras substâncias que atuam sob o estresse, além de fortalecer a fibra capilar”, acrescenta Kaliandra.

Exercícios físicos ajudam a diminuir o estresse e a queda de cabelo


É importante associar as medicações ao uso de loções para estimular o crescimento de novos fios. Entre elas, a especialista destaca o minoxidil, um vasodilatador que aumenta o fluxo de sangue para os cabelos. Além disso, é fundamental atacar a causa do problema. O estresse deve ser combatido com exercícios físicos, pilates, meditação, acupuntura e até mesmo tratamento com um psiquiatra ou psicólogo.

O estresse, no entanto, não é o único fator que provoca queda de cabelo em excesso. “Outras causas envolvem cirurgias, medicações, amamentação, doenças da tireoide, doenças infecciosas e autoimunes, como o lúpus“, aponat a dermatologista. Existem ainda causas genéticas e a influência da alimentação: a fibra capilar não consegue crescer diante da deficiência de zinco, ferro, proteínas e das vitaminas A, B e D.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela UNIRIO, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
alimentacao
cabelos
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Queda de cabelo em excesso pode ser sinal de estresse?"

GILMARA

Tenho esse problema de caspa e queda de trabalho já não sei o que faço coçar de mais

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gilmara, a queda de cabelo pode ser desencadeado por diversos fatores, por isso é fundamental atacar a causa do problema. Procure um dermatologista para que ele possa lhe indicar um tratamento adequado. Temos mais algumas matérias que podem te ajudar, confira no link abaixo.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/queda%20de%20cabelo

Joice Pereira da silva

Estou literalmente ficando careca,o que me preocupa ele não cai aos montes ele tá ficando cada vez mais ralos a ponto de ver o casco da cabeça.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Joice, existem vários fatores que podem ocasionar a queda de cabelo, é fundamental que você consulte um dermatologista competente, para que ele possa determinar exatamente a causa da queda capilar e, assim, indicar o tratamento mais adequado. Até logo.

Luciana Vianna

Boa noite.Meu cabelo tem caído demais. Tenho me estressado muito. Tomo remédios pra má circulação, não prático exercício.Com certeza tudo é consequência do estresse.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciana, conforme informado na nossa matéria o primeiro passo para tratar a queda de cabelo causada pelo estresse é procurar um dermatologista. Temos uma dica de como a alimentação pode prevenir a queda de cabelo, confira o link. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cabelo/alimentos-queda-de-cabelo

Silvana

Boa tarde. Estou com uma queda horrível meus cabelos caem de chumaços,fui em junho passado na dermatologista ela me passou pantogar tomei por 3 meses no início melhorou mto e depois q terminei o remédio voltou com tdo de novo. O q faço? Obrigada.😊

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana, o ideal é que você retorne ao especialista para que se necessário estenda-se o tratamento por um período maior. Conforme informado na matéria existem fatores externos que podem contribuir para a queda de cabelo, e o estresse é apenas uma delas. É fundamental atacar a causa do problema. O estresse deve ser combatido com exercícios físicos, pilates, meditação, acupuntura e até mesmo tratamento com um psiquiatra ou psicólogo. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.