Queda de cabelo no banho é normal? Dermatologista tira dúvidas!

  • +A
  • -A

A queda de cabelo no banho é algo normal, porém pode assustar algumas pessoas, mesmo que não haja motivo para isso. Ao longo do dia, uma quantidade enorme de fios se desprende naturalmente do couro cabeludo e escorre da cabeça durante o banho, tanto pela ação da água, quanto das mãos ao movimentar os cabelos. Isso acaba dando a impressão de que há algum problema, mas na verdade é apenas o acúmulo de fios já soltos.

“A queda de cabelo é uma queixa frequente no consultório do dermatologista. Existe muita dúvida sobre qual seria a quantidade de queda normal. O que nós consideramos normal em termos de queda capilar é um total de até 100 fios de cabelo por dia, embora não seja aconselhado a ninguém ficar contando o número de fios que caem”, informa a dermatologista Ana Caroline Barreto.

Como saber se a queda de cabelo está acima do normal?


A melhor forma de
identificar uma queda anormal é detectar uma mudança no padrão e na quantidade geral de perda dos fios. Por exemplo: mais fios são vistos no ralo após o banho ou na escova de cabelo após a escovação; ou ainda a presença de fios no travesseiro após uma noite de sono. “Notar rarefação dos fios ou maior evidência do couro cabeludo também é um sinal de queda de cabelo”, acrescenta a médica.

A queda de cabelo durante o banho pode ser variável de um indivíduo para o outro, dependendo da frequência de lavagem dos fios. Para aqueles que lavam o cabelo com menor frequência, uma ou duas vezes por semana, a quantidade esperada de queda será maior do que para quem lava todos os dias. “Essa queda não é considerada patológica, apenas relacionada à circunstância da frequência de lavagem”, esclarece.

Cuidados para que o cabelo não caia tanto durante o banho


Algumas práticas no banho podem favorecer a queda de cabelo de uma forma geral, sem nenhuma doença específica relacionada: água muito quente, fricção muito intensa e produtos utilizados na limpeza com composição inadequada. “Por outro lado, alguns cuidados após o banho podem evitam a queda:
não prender o cabelo molhado, pois após a lavagem os fios ficam mais frágeis e vulneráveis a quebras; evitar uso frequente de secadores e chapinhas em altas temperaturas”.

Em caso de queda de cabelo fora do normal, tratamento deve ser iniciado o quanto antes


Se você achar que a queda de cabelo no banho não está normal, é importante iniciar o quanto antes o tratamento adequado para evitar consequências irreversíveis. O uso de medicamento é importante nesse contexto, pois ajuda a controlar o processo de queda. “Em caso de queda de cabelo, consulte seu dermatologista para uma avaliação especializada e um tratamento direcionado para o seu tipo de queda de cabelo”, orienta a profissional.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Caroline Barreto

Dra. Ana Caroline Barreto

Dermatologia

CRM: 155.934 / SP

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Queda de cabelo no banho é normal? Dermatologista tira dúvidas!"

Márcia Cristina

Boa tarde Dr e normal a queda de cabelo quando está entrando na menopausa precoce e possível isso acontece

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia. É importante buscar atendimento em uma consulta presencial, para identificar a causa da queda e assim iniciar o tratamento mais adequado e eficaz para você.
Para que você tenha mais informações sobre as diversas causas para a queda de cabelo, separamos a matéria abaixo.
Clique no link e confira. Até mais.
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cabelo/queda-de-cabelo-sinal-doenca

Pérola

Gostaria de mais informação sobre a queda de cabelo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pérola. Clique no link abaixo e confira mais matérias como essa. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/queda%20de%20cabelo

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.