Calvície: cabelo caindo no banho é um sinal de problema?


  • +A
  • -A
Imagem do post Calvície: cabelo caindo no banho é um sinal de problema?

A queda de cabelo durante o banho é normal, por mais que às vezes possa impressionar e irritar. Faz parte do ciclo de crescimento dos fios. Porém, se o número de fios que caem da cabeça for muito alto, pode haver algum problema envolvido. Nesse caso, é importante procurar um especialista para descobrir a causa e receitar o tratamento adequado.

“A queda de cabelo no banho não sinaliza necessariamente um problema. Se for em número pequeno, cerca de 15 fios por banho (e 80 totais no dia), não há motivo para preocupação. Quando for um número exagerado, pode haver algum problema ou doença associada, ou simplesmente traduzir um início de calvície. Tem que ser pesquisada a causa”, orienta o dermatologista Murilo Drummond.

Fatores que provocam a queda de cabelo no banho


É necessário destacar que a queda de cabelo no banho está muito associada também a fatores como a temperatura da água e a
composição dos produtos utilizados na limpeza capilar. “O dermatologista vai avaliar desde o tipo de xampu adequado para o seu cabelo até o exagero na temperatura da água (altas temperaturas precipitam a seborreia). A forma de lavar o cabelo também é relevante, pois friccionar exageradamente é outra coisa que contribui para a queda dos fios”, explica o médico.

Também é interessante ressaltar que quem costuma lavar o cabelo poucas vezes na semana, tende a ver um número mais impressionante de fios caídos no ralo do banheiro depois de lavar a cabeça. Uma lavagem única na semana, por exemplo, pode resultar em uma queda de até 500 fios no banho. Apesar de ser um número bem elevado, é considerado normal por conta da circunstância.

Como saber se a queda de cabelo no banho é sinal de calvície?


É difícil saber se a queda de cabelo no banho é um sinal específico da calvície, porque outros problemas também podem gerar o mesmo efeito. A suspeita se torna possível quando a
queda aparece em áreas típicas da doença, especialmente nos homens. “Nas mulheres pode acontecer da queda ocorrer logo atrás da implantação dos cabelos, ou seja, elas têm muito cabelo olhando de frente, mas vendo de cima os fios já estão ralos”, informa Murilo.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). CRM-RJ: 52.33705-1 – drmurilodrummond.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Calvície: cabelo caindo no banho é um sinal de problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.