Quais são as principais causas para manchas nas axilas?


  • +A
  • -A

Durante o inverno, as axilas passam boa parte do tempo cobertas e acabam não chamando tanta atenção. No entanto, basta a temperatura começar a subir para essa região do corpo se tornar visível com o uso de roupas de banho e peças sem mangas. É nessa época que as temidas manchas nas axilas, causadas por diversos fatores, mais incomodam.

Atrito da pele e depilação podem causar manchas nas axilas


“São inúmeras as causas para as manchas nas axilas. O aspecto escurecido pode surgir depois de alergias ou atrito em pessoas predispostas, especialmente depois de ganho de peso”, afirma a dermatologista Gisele Viana. O movimento frequente dos braços gera o atrito que, por sua vez, irrita a pele e provoca sua hiperpigmentação, 
especialmente nas pessoas negras, mais sujeitas a manchas. Alguns métodos de depilação também podem promover tal condição.

“Outra causa é a foliculite, que pode evoluir e causar manchas avermelhadas ou escuras“, lembra a profissional. A foliculite é a inflamação da estrutura por onde nascem e crescem os pelos, provocada por infecções. Além disso, algumas pessoas têm tendência a desenvolver pequenas saliências escuras nas axilas, na região cervical e na face.

Manchas nas axilas têm tratamento?


Dra. Gisele lembra que cada causa terá um tratamento diferente. “A dermatose papulosa nigra (proeminência escura que lembra uma verruguinha) pode ser cauterizada pelo médico dermatologista”, cita como exemplo. Já nos casos provocados por atrito, é possível recorrer a
géis e cremes clareadores que ajudam a remover manchas e a unificar o tom da pele. Para a foliculite, o profissional pode realizar uma depilação definitiva a laser e tratar as manchas residuais com medicamentos e cremes clareadores.

De acordo com a especialista, a pele das axilas é muito fina e sensível. Por isso, é recomendado não utilizar qualquer produto na área sem a indicação de um médico. Consulte um dermatologista qualificado para analisar o quadro, verificar as causas e receber o tratamento correto. A automedicação pode até mesmo piorar as manchas.

Dra. Gisele Viana de Oliveira é dermatologista, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG: 28807 – giseleviana.com

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas para manchas nas axilas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.