Varizes: quais são os cuidados para tratar a doença no verão?


  • +A
  • -A

O funcionamento inadequado da circulação sanguínea pode provocar o acúmulo de sangue nas veias do corpo e deformá-las. São as chamadas varizes, veias dilatadas e tortas que podem surgir em qualquer área, mas são vistas principalmente nas pernas. A causa mais comum para o problema é a herança genética.

O calor pode piorar os sintomas das varizes

 

Durante o verão, as varizes exigem alguns cuidados específicos por causa do calor e da alta umidade. “As altas temperaturas costumam piorar os sintomas das varizes. Além do inchaço e vermelhidão nas pernas, a desidratação aumenta a chance de trombose, principalmente nos idosos”, explica o angiologista Bernardo Barros.

O médico recomenda uma alimentação leve, uma boa hidratação e evitar sair de casa nos períodos de mais calor como medidas para prevenir os sintomas. “Lembrar sempre do protetor solar quando se expor ao sol e consultar um médico quanto à necessidade de tratamento complementar”, aconselha o profissional, que afirma que medicações flebotônicas são muito úteis durante o verão para se proteger e aliviar os sintomas.

Comece o tratamento contra varizes no outono

 

O tratamento contra as varizes pode ser realizado tanto no verão quanto no inverno, especialmente nos países de clima tropical, como o Brasil. No entanto, o tratamento no verão requer certas precauções: “Existe a necessidade de se proteger contra o sol depois das sessões de escleroterapia, seja com laser, espuma ou líquido”, diz Dr. Bernardo. A escleroterapia é uma técnica cujo objetivo é eliminar os vasinhos.

Barros recomenda iniciar o tratamento contra as varizes ainda no outono. Dessa forma, o resultado já estará satisfatório quando as temperaturas e os níveis de umidade começarem a aumentar, dando a possibilidade aos pacientes de usufruir da saúde vascular e estética sem problemas ou grandes restrições.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bernardo Barros

Dr. Bernardo Barros

Angiologia

CRM: 78472-9 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Varizes: quais são os cuidados para tratar a doença no verão?"

Elisa Dufrayer

Grata pelas dicas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elisa, ficamos felizes por saber que nossas matérias te lhe auxiliado. Continue por aqui para acompanhar novas matérias e mais informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Mary

Tive trombose extensa e profunda na perna direita e tromboembolia pulmonar maciça bilateral. Como devo agir com os cuidados para o verão .?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mary, somente um médico diante de uma consulta presencial pode dizer qual o medicamento tratamentos, e métodos de prevenção pode ser mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta dos medicamentos e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento indicado sem consultar um médico antes. Até logo.

Maria Lair Vieira Barros

Tenho bastante varizes, e percebo que quando ta fazendo muito calor ficam muito agitadas, inclusive coça muito e minhas pernas ficam sempre inchadas mesmo tomando remédios.Gostaria de saber o que devo fazer pra amenizar inclusive a coceira.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, as altas temperaturas costumam piorar os sintomas das varizes conforme informado na matéria. Além do inchaço e vermelhidão nas pernas, a desidratação aumenta a chance de trombose. O médico recomenda uma alimentação leve, uma boa hidratação e evitar sair de casa nos períodos de mais calor como medidas para prevenir os sintomas. De qualquer modo é indispensável que você comunique seu médico sobre os sintomas, para que diante de uma consulta presencial seja identificado o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Carlos Eduardo Rauscher

Minha esposa está com uma das pernas com vermelhidão e cossa muito, chegando até sangrar. Já fomos em demartologista, vascular e esse problema não regride.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos, conforme informado na matéria no verão as altas temperaturas costumam piorar os sintomas das varizes. Além do inchaço e vermelhidão nas pernas, a desidratação aumenta a chance de trombose. Converse com o médico para que seja identificado o tratamento mais adequado para sua esposa. Temos outra matéria que também trás mais informações sobre essa patologia, confira clicando no link abaixo. Até breve.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/as-varizes-podem-provocar-mudanca-no-tom-de-cor-da-pele

Gilvaneide

Já operei de varizes, mas de 3 anos pra cá , tenho muitas cãibras e minhas varizes se multiplicaram muito, e minhas pernas estão muito feias ,pois as veias estão muito altas e estufadas , já tomei Diosmi por uns meses e parei, não sei se por causa disso, minhas varizes piorou, agora não só as varizes , mas as veias tbm estão estofadas e muito feia, e sinto dor e o inchaço que incomoda muito. que devo fazer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gilvaneide, o angiologista Dr. Rodrigo Bono Fukushima afirma que o tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia. O retorno precoce das varizes tem como principal causa o tratamento incompleto ou inadequado das varizes. Converse com seu médico e siga o tratamento indicado para amenizar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Até breve.

Patrícia

Tenho varizes e estou gravida hoje aconteceu algo estranho. Coloquei as pernas para o alto e senti o coração do neném pulsando. Gostaria de entender o que aconteceu.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.