O que é varicocele? Conheça os sintomas dessa doença que afeta homens

  • +A
  • -A

Entre as muitas doenças que podem acometer a saúde do homem, uma das principais é a varicocele, principalmente em idosos: cerca de 40% dos pacientes que sofrem com a doença têm mais de 60 anos, de acordo com o Projeto Diretrizes, da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas, afinal, o que é varicocele? Quais são os sintomas dessa doença? O angiologista Lucas Rodrigues respondeu essas e outras perguntas. Confira!

Varicocele: o que é? É uma doença crônica? Conheça os sintomas!

De acordo com Dr. Rodrigues, a varicocele é um tipo de doença vascular que afeta a região íntima masculina. “O termo varicocele é utilizado para definir a insuficiência do sistema venoso testicular, ou seja, as veias que drenam o sangue do testículo tornam-se dilatadas e com refluxo, acumulando sangue no testículo em vez de conduzi-lo de volta à circulação sistêmica. Resumindo: são as varizes do sistema de veias dos testículos”, explica o angiologista. 

O médico afirma que a varicocele testicular costuma ser assintomática, mas alguns homens podem apresentar sinais: “O paciente pode sentir dor, peso ou inchaço na bolsa escrotal. No exame físico, muitas vezes, percebemos uma assimetria entre os testículos. Por se tratar de uma doença de evolução lenta e prolongada, que demanda cuidados específicos no longo prazo, podemos considerá-la como uma doença crônica”. 

Quem tem varicocele pode ter filhos? Como tratar?

Dr. Rodrigues explica que é possível estabelecer uma relação entre os sintomas de varicocele e a baixa fertilidade, embora seja algo percebido de forma tímida: “Em uma pequena parcela, a varicocele pode ser a causa de infertilidade (é considerada a principal causa reversível de infertilidade entre os homens)”. 

Ainda não foi possível delimitar grupos de risco para a doença, de acordo com o angiologista: “Ainda não está muito claro a real causa do surgimento das varizes no sistema venoso testicular, mas muito provavelmente há uma importante relação com alterações anatômicas da drenagem venosa ou mesmo alterações genéticas do paciente que levam a uma maior fragilidade destes vasos, levando mais facilmente à sua insuficiência”. 

O diagnóstico clínico da varicocele é simples e pode ser feito no consultório por meio do exame físico. O tratamento da doença é basicamente cirúrgico e existem dois métodos principais: a cirurgia de ligadura das veias doentes do sistema testicular e a embolização (via cateterismo) desses vasos. As duas técnicas têm se mostrado igualmente eficazes no propósito de recuperar a fertilidade e de resolver os sintomas. 

 

Dados do Projeto Diretrizes: http://www.projetodiretrizes.org.br/8_volume/40-Varicocele.pdf

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Lucas Rodrigues

Dr. Lucas Rodrigues

Angiologia

CRM: 178659 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O que é varicocele? Conheça os sintomas dessa doença que afeta homens"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.