Inchaço nas pernas X verão: descubra os efeitos do calor na circulação sanguínea


  • +A
  • -A

O verão pode ser bom para quem está curtindo férias, mas o calor sobrecarrega o corpo de quem precisa enfrentar a rotina corrida. Com os dias agitados e mais compridos, é muito comum notar, à noite, que as pernas estão inchadas e, às vezes, doloridas. “Durante o calor há uma dilatação dos vasos de todo o corpo, por isso é comum o cansaço e o inchaço nos membros inferiores durante essa época do ano”, explica a dermatologista Juliana Jordão. “O problema pode ser ainda mais comum em pessoas com insuficiência venosa crônica”. .

Por que as pernas incham no verão?

Com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e mais sangue se dirige para a região. O inchaço, então, acontece por conta de um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna em relação ao sangue que volta. “Como as veias estão dilatadas e tortuosas, há acumulo maior de sangue e, por consequência, inchaço nos membros inferiores”, explica a médica. O problema ataca ambos os sexos, sendo as varizes o fator de risco mais comum nos homens e, no caso das mulheres, o uso de anticoncepcionais também pode estimular o problema. “A alimentação rica em sal, conservantes e temperos também favorece esse inchaço”, alerta a profissional.

O que pode evitar os inchaços?

O inchaço pode vir acompanhado de desconforto e dor no local. Exercícios físicos e elevação das pernas são ótimas táticas não só para se prevenir do inchaço, como também para ajudar a desinchar. “Para quem possui o problema, tratar as varizes também reduz os sintomas. Eventualmente, também podem ser indicadas sessões de drenagem linfática, mas nem sempre é necessário”, explica a dermatologista. Juliana comenta que também é necessário melhorar a alimentação, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e recomenda o uso de meias elásticas. “Principalmente para gestantes ou pessoas que trabalham durante um longo período numa mesma posição”, enfatiza.

É preciso ficar atento no modo que o problema se manifesta

Juliana ressalta que o inchaço nem sempre é algo tão simples e pode ser sintoma de algum problema mais grave. “Se o inchaço aparecer em outras áreas do corpo, como na face e pálpebras, pode indicar doenças renais. Já o inchaço assimétrico, ou seja, aquele que acomete uma perna só, deve ser investigado, pois pode indicar uma trombose”, conclui. Por isso, o paciente não deve subestimar os sintomas e deve procurar se informar com seu médico.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Jordão

Dra. Juliana Jordão

Dermatologia

CRM: 23783 / PR

TAGS
cardiovascular
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Inchaço nas pernas X verão: descubra os efeitos do calor na circulação sanguínea"

Cleide Mota

No verão minha perna esquerda incha do joelho para baixo bem mais q a direita, sem contar as dores,ardência e cansaço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleide, conforme descrito na matéria com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e mais sangue se dirige para a região. O inchaço, então, acontece por conta de um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna em relação ao sangue que volta. É necessário melhorar a alimentação, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. A alimentação rica em sal, conservantes e temperos também favorece esse inchaço. Exercícios físicos e elevação das pernas são ótimas táticas não só para se prevenir do inchaço, como também para ajudar a desinchar. Lembrando que a procura pelo profissional da saúde é indispensável para o tratamento adequado. Desejamos melhoras. Até a próxima.

Dinelia Silva santos

Porque só uma parte da perna ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dinelia, a Dra Juliana Jordão informa que o inchaço assimétrico, ou seja, aquele que acomete uma perna só, deve ser investigado, pois pode indicar uma trombose. Por isso, o paciente não deve subestimar os sintomas e deve procurar se informar com seu médico. Até breve.

Silvana

A hdroginastica e bom pra circulação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana, A hidroginástica é a prática corporal que utiliza o meio líquido para melhorar a aptidão física e mental. Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens, idosos, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que buscam outra opção para os seus programas de exercícios. Devido à ausência de impacto, a hidroginástica é indicada para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem condicionamento físico. Aumenta a circulação sanguínea e da resistência do sistema cardiorrespiratórios; Melhora a flexibilidade das articulações; Tonifica músculos e melhora os níveis de força e desenvolvimento muscular. Até a próxima.

Andreza

Boa noite.Meus pés e pernas , estão bem inchados a tempo. Não sinto dores. Só o chassi mesmo. Minhas mãos também estão inchadas. O que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Andreza, conforme informado na matéria com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e mais sangue se dirige para a região. O inchaço, então, acontece por conta de um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna em relação ao sangue que volta. Porém para que seja identificado a causa do seu inchaço, é muito importante uma consulta com o médico para que seja realizado os exames necessários, e após isso iniciar o tratamento mais adequado para você. Desejamos melhoras.

Meu nome é Mariade fatima

Eu estou a um mês com o pé esquerdo inchado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mariade, conforme informado na matéria o inchaço pode vir acompanhado de desconforto e dor no local. Exercícios físicos e elevação das pernas são ótimas táticas não só para se prevenir do inchaço, como também para ajudar a desinchar, porém antes de inciar qualquer atividade física é indispensável uma consulta com o seu médico para que ele possa indicar as atividades mais adequadas para você. Até logo.

Maristela Ferreira Fernandes

Bom dia eu tenho trombose posso tomar remédio pra emagrecer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maristela. Recomendamos que converse com seu médico que está tratando a trombose e fale sobre o medicamento para emagrecer, pois ele poderá lhe esclarecer se interfere ou não no seu tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.