Inchaço nas pernas X verão: descubra os efeitos do calor na circulação sanguínea
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- +A
- -A
O verão pode ser bom para quem está curtindo férias, mas o calor sobrecarrega o corpo de quem precisa enfrentar a rotina corrida. Com os dias agitados e mais compridos, é muito comum notar, à noite, que as pernas estão inchadas e, às vezes, doloridas. “Durante o calor há uma dilatação dos vasos de todo o corpo, por isso é comum o cansaço e o inchaço nos membros inferiores durante essa época do ano”, explica a dermatologista Juliana Jordão. “O problema pode ser ainda mais comum em pessoas com insuficiência venosa crônica”. .
Por que as pernas incham no verão?
Com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e mais sangue se dirige para a região. O inchaço, então, acontece por conta de um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna em relação ao sangue que volta. “Como as veias estão dilatadas e tortuosas, há acumulo maior de sangue e, por consequência, inchaço nos membros inferiores”, explica a médica. O problema ataca ambos os sexos, sendo as varizes o fator de risco mais comum nos homens e, no caso das mulheres, o uso de anticoncepcionais também pode estimular o problema. “A alimentação rica em sal, conservantes e temperos também favorece esse inchaço”, alerta a profissional.
O que pode evitar os inchaços?
O inchaço pode vir acompanhado de desconforto e dor no local. Exercícios físicos e elevação das pernas são ótimas táticas não só para se prevenir do inchaço, como também para ajudar a desinchar. “Para quem possui o problema, tratar as varizes também reduz os sintomas. Eventualmente, também podem ser indicadas sessões de drenagem linfática, mas nem sempre é necessário”, explica a dermatologista. Juliana comenta que também é necessário melhorar a alimentação, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e recomenda o uso de meias elásticas. “Principalmente para gestantes ou pessoas que trabalham durante um longo período numa mesma posição”, enfatiza.
É preciso ficar atento no modo que o problema se manifesta
Juliana ressalta que o inchaço nem sempre é algo tão simples e pode ser sintoma de algum problema mais grave. “Se o inchaço aparecer em outras áreas do corpo, como na face e pálpebras, pode indicar doenças renais. Já o inchaço assimétrico, ou seja, aquele que acomete uma perna só, deve ser investigado, pois pode indicar uma trombose”, conclui. Por isso, o paciente não deve subestimar os sintomas e deve procurar se informar com seu médico.
Juliana Jordão é médica pós-graduada em Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, com Especialização em Laserterapia e Fotodermatologia na Skin and Laser Center of Boom, em Boom, na Bélgica. CRM: 23783 – PR
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 10 comentários para "Inchaço nas pernas X verão: descubra os efeitos do calor na circulação sanguínea"
-
Cleide Mota
No verão minha perna esquerda incha do joelho para baixo bem mais q a direita, sem contar as dores,ardência e cansaço.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Cleide, conforme descrito na matéria com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e mais sangue se dirige para a região. O inchaço, então, acontece por conta de um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna em relação ao sangue que volta. É necessário melhorar a alimentação, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. A alimentação rica em sal, conservantes e temperos também favorece esse inchaço. Exercícios físicos e elevação das pernas são ótimas táticas não só para se prevenir do inchaço, como também para ajudar a desinchar. Lembrando que a procura pelo profissional da saúde é indispensável para o tratamento adequado. Desejamos melhoras. Até a próxima.
-
Dinelia Silva santos
Porque só uma parte da perna ?
-
Silvana
A hdroginastica e bom pra circulação?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Silvana, A hidroginástica é a prática corporal que utiliza o meio líquido para melhorar a aptidão física e mental. Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens, idosos, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que buscam outra opção para os seus programas de exercícios. Devido à ausência de impacto, a hidroginástica é indicada para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem condicionamento físico. Aumenta a circulação sanguínea e da resistência do sistema cardiorrespiratórios; Melhora a flexibilidade das articulações; Tonifica músculos e melhora os níveis de força e desenvolvimento muscular. Até a próxima.
-
Andreza
Boa noite.Meus pés e pernas , estão bem inchados a tempo. Não sinto dores. Só o chassi mesmo. Minhas mãos também estão inchadas. O que pode ser?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Andreza, conforme informado na matéria com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e mais sangue se dirige para a região. O inchaço, então, acontece por conta de um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna em relação ao sangue que volta. Porém para que seja identificado a causa do seu inchaço, é muito importante uma consulta com o médico para que seja realizado os exames necessários, e após isso iniciar o tratamento mais adequado para você. Desejamos melhoras.
-
Meu nome é Mariade fatima
Eu estou a um mês com o pé esquerdo inchado
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Mariade, conforme informado na matéria o inchaço pode vir acompanhado de desconforto e dor no local. Exercícios físicos e elevação das pernas são ótimas táticas não só para se prevenir do inchaço, como também para ajudar a desinchar, porém antes de inciar qualquer atividade física é indispensável uma consulta com o seu médico para que ele possa indicar as atividades mais adequadas para você. Até logo.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.