search
    Título

    A proteção solar precisa ser intensificada em áreas do corpo com cicatrizes?

    Uncategorized

    Por

    Utilizar o protetor solar diariamente é uma das primeiras medidas indicadas pelos dermatologistas para cuidar da pele, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele, por exemplo. Mas, é importante destacar que a proteção solar precisa ser ainda mais cuidadosa em áreas do corpo com cicatrizes. Confira!

    Filtro solar e roupas ajudam a proteger cicatriz


    “A proteção solar deve ser intensificada nas áreas de cicatriz porque a pele dessas partes ainda é nova, ainda está se refazendo na derme, o que quer dizer que ainda há um processo de cicatrização por baixo da pele”, afirma a dermatologista Marisa Fujimura. Sem o uso de protetor solar, a
    exposição aos raios ultravioletas pode deixar manchas na pele.
    A médica explica a maneira correta de proteger as áreas do corpo com cicatrizes da luz do sol: “A proteção deve ser feita utilizando protetor solar embaixo das roupas no dia a dia e, se for ficar exposto diretamente aos raios UV na praia, na piscina ou nas montanhas, utilize roupas adequadas que já tenham proteção nas fibras dos tecidos”. 

    Evite expor áreas do corpo com cicatrizes diretamente ao sol


    De acordo com a especialista, é importante também lembrar de
    reaplicar o filtro solar nas cicatrizes pelo menos três vezes ao dia. Isso acontece porque a ação do produto não dura o dia inteiro, ainda mais entrando em contato com água, suor e com as roupas. 
    “É preciso ter bom senso, evitando a exposição solar direta em qualquer cicatriz recente, pois o risco de pigmentar e escurecer é grande, resultando em cicatrizes muito inestéticas para qualquer pessoa. Siga corretamente a orientação do seu médico”, conclui Dra. Marisa.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes