Como funcionam os medicamentos anticoagulantes?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Bruna Baptistini /
- Dra. Caroline Nagano
- +A
- -A
A forma fluida do sangue é fundamental para que ele possa circular livremente pelas veias e artérias, sendo transportado do coração aos diversos órgãos do corpo. Algumas situações, entretanto, provocam o rompimento dessas vias condutoras, o que torna urgente a interrupção da perda de sangue para que não haja maiores consequências, como a perda da vida. É aí que entram em ação os medicamentos anticoagulantes.
Existe um sistema de coagulação responsável pela formação de coágulos ou trombos para estancar essa perda de sangue. “Os anticoagulantes são medicamentos que vão agir nesse sistema na tentativa de bloquear parte de seu funcionamento. Cada anticoagulante age em uma determinada substância que atua na coagulação”, explica a cardiologista Caroline Nagano.
Medicamentos anticoagulantes ajudam a evitar AVCs
A coagulação é um processo importante para o corpo, mas pode causar alguns problemas que devem ser consertados pela ação dos medicamentos anticoagulantes. Segundo a médica, eles podem ser utilizados na forma de prevenção de doenças ou como forma de tratamento: “Para pacientes selecionados, é indicado utilizar esses medicamentos para impedir a formação de trombos e evitar que eles se desloquem para o cérebro e causem um AVC”. Esses medicamentos também podem ser empregados após um AVC ou infarto, para impedir a formação de novos coágulos.
Depois de cirurgias, os medicamentos anticoagulantes podem ser empregados para prevenir a formação de trombos em veias periféricas ou em vasos pulmonares. Já como forma de tratamento, as medicações costumam ser utilizadas em casos de tromboses periféricas e pulmonares, na fase aguda de infartos e em pacientes que utilizam próteses de válvula cardíaca.
Anticoagulantes devem ser usados com cuidado
A principal complicação do uso dessas medicações é a hemorragia. Pacientes com idade superior a 75 anos, alcoólatras e portadores de doenças hepáticas, insuficiência renal, hipertensão e câncer requerem mais atenção por possuírem fatores de riscos. “As atividades físicas podem ser exercidas normalmente, mas devem ser evitados os exercícios de alto impacto, esportes de contato ou com risco de quedas, como futebol e lutas”, diz a cardiologista Bruna Baptistini.
No entanto, “a anticoagulação é um procedimento seguro, quando feito adequadamente. Para isso, deve ser acompanhada para monitorizar os efeitos do medicamento e realizar os ajustes na dosagem quando necessário”, afirma Baptistini. A dose ideal para uma anticoagulação eficaz e segura varia para cada paciente e é medida por meio de um exame.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Bruna Baptistini
Cardiologia
CRM: 145229 / SP
-
Dra. Caroline Nagano
Cardiologia
CRM: 145246 / SP
- 23 comentários para "Como funcionam os medicamentos anticoagulantes?"
-
Raquel May
Bom dia, tive uma trombofilia na primeira gestação, e na segunda tratei somente com 1 comprimido de AS por dia ate o 3° mês após a mesma. Hoje em dia não tomo o AS. Preciso saber como funciona isso e se afeta fora da gestação e posso correr risco de ter uma tromboso, já que não tenho casos na familia.
-
cleusa ricco
meu marido colocou Stent em março de 2017. De la par cá esta tomando Aspirina Prevent de 100mg e Effient. Ocorre que surgiu em seu corpo alguns hematomas e um sangramento pela narina o deixou por 4 dias internado no hospital.Pergunto: O uso de dois medicamentos como esses devem ser tomados continuadamente?
-
cleusa ricco
meu marido colocou Stent em março de 2017. De la par cá esta tomando Aspirina Prevent de 100mg e Effient. Ocorre que surgiu em seu corpo alguns hematomas e um sangramento pela narina o deixou por 4 dias internado no hospital.Pergunto: O uso de dois medicamentos como esses devem ser tomados continuadamente?
-
cleusa ricco
meu marido colocou Stent em março de 2017. De la par cá esta tomando Aspirina Prevent de 100mg e Effient. Ocorre que surgiu em seu corpo alguns hematomas e um sangramento pela narina o deixou por 4 dias internado no hospital.Pergunto: O uso de dois medicamentos como esses devem ser tomados continuadamente?
-
Anaita
Boa noite! Estou usando Xarelto devido uma TVP após uma cirurgia e minhas mãos, coincidentemente, começaram a descamar. Pode ter relação com o uso deste remédio? Obrigada!
-
Garcia
Boa noiteTenho síndrome mielodisplásicas com ênfase para o número de plaquetas, que é baixo.Posso tomar um medicamento chamado “Clopin” ?Agradeço a atenção.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Garcia, você pode tirar dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Você também pode informar ao médico que prescreveu o medicamento quais outros tratamentos você realiza, assim ele poderá passar maiores orientações. Abraços.
-
Vaneide
Olá,fiz cirurgia de varizes e estou tomando marevan 5 ml, só meio comprimido por dia. Gostaria de saber se posso fazer uso de laser 660 nm,no meu rosto?,por ser laser frio,apresenta algum risco?
-
Manoel messias
Boa tarde eu tenho sirurgia de válvula ortica e tomo nebilet aldactone e marevan anti coagulante e às vezes sinto tonturas e dores debaixo da orelha e sinto pontadas queimando por dentro do peito esquerdo mais tomo os remédios direitinho. Não fumo não bebo e não uso drogas. Só trabalho a noite sou porteiro estas. Dores são do vês enquanto. Uma vês ou outra corro risco de infarto
-
Letícia
Tive trombose pulmonar e estou tomando Xarelto. Tenho sentido dores no corpo todo como se fossem nas articulações. Seria um efeito colateral?
-
lucio
infartei em novembro de 2017 coloquei 2 stends começaram aparecer hematomas e fica dolorido tomo 2 anticoagoantes clopin 75 mg, solmalgin cardio 81 mg, lisinopril 5 mg, succinato de metropolol 25 mg, artrovastatina calcica 80 mg, ezetimida 10 mg, puran t4 125mg pode ser resultado de tanto medicamento. fiz hemograma e teste coagulaçao e plaquetas deu normal, pode ser os remedios
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Lucio, é bom seguir sempre a prescrição médica, lembrando que uma alimentação equilibrada ajuda com a saúde do coração. Você pode verificar se os seus medicamentos participam do programa em https://cuidadospelavida.com.br/produtos-participantes. Até a próxima.
-
Gustavo Dias
Olá, gostaria de saber se o medicamento vai ter efeito somente para que não surgi outros trombos ou ele vai destruir o trombo que causou o AVC ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Gustavo. Conforme as especialistas Caroline Nagano e Bruna Baptistini, é indicado utilizar esses medicamentos para impedir a formação de trombos e evitar que eles se desloquem para o cérebro e causem um AVC. Esses medicamentos também podem ser empregados após um AVC ou infarto, para impedir a formação de novos coágulos. Para um melhor esclarecimento, indicamos que vá a um especialista e realize uma consulta presencial. Até breve.
-
Marluce
Apareceu uma trombose na minha perna esquerda panturrilha muito dor.o médico passou xeralto 15 mg. estou tomando de 12 em 12 há. Quero saber se posso sair de casa ,pois estou em repouso. Muito assunto sobre que ele anda .e se chegar ao coração , pulmão .E pode ser fatal por favor me esclareça.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Marluce. Que bom que você já está cuidando de sua saúde! Com relação ao seu questionamento, aconselhamos que não tome essa decisão sem retornar em seu médico e ser autorizada a sair do repouso, pois ele precisa avaliar como está sendo o desenvolvimento e progresso de seu tratamento. Desejamos sucesso!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.