Qual é a atividade física mais indicada para um paciente que sofreu um infarto?


  • +A
  • -A

O tratamento que visa evitar a ocorrência de um segundo infarto se baseia na mudança de estilo de vida, com adoção de práticas saudáveis, o que inclui exercícios físicos. Porém, é recomendado que o paciente realize atividades de intensidade leve e moderada, pois ir além disso pode ter o efeito contrário e contribuir para que um novo infarto ocorra.

“As atividades físicas mais indicadas para evitar outro infarto variam desde exercícios aeróbicos leves ou moderados, como caminhadas, corridas leve, pedalar e nadar, até a musculação, com fortalecimento de cadeias musculares específicas que melhoram o desempenho cardiovascular, por exemplo”, informa o cardiologista Marcus Gaz.

 

Atividade física supervisionada é opção para quem já sofreu infarto

 

O especialista destaca o conceito de reabilitação cardíaca, um conjunto de atividades físicas supervisionadas, preferencialmente dentro de um ambiente clínico-hospitalar, que visa a redução dos danos e limitações ocasionados por problemas cardíacos. Essa reabilitação também reduz o risco do paciente iniciar atividades mais intensas sem supervisão, que podem colocá-lo em risco.

“Pacientes cardiopatas, como os que acabaram de ter um infarto, devem procurar, inicialmente, atividades físicas leves e supervisionadas, preferencialmente no contexto de reabilitação cardiovascular. Isso pode ajudá-los a reduzir as chances de novos infartos e até mesmo reduzir os danos e limitações do infarto prévio”, recomenda Gaz.

 

Cuidados necessários para evitar um segundo infarto

 

O sobrevivente de infarto deve ser considerado um paciente portador de uma doença crônica, que precisa de tratamento contínuo. O uso de medicamento específico e as mudanças de hábitos de vida devem ser seguidas também com um bom controle de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto. “É importante ainda abandonar o tabagismo e evitar o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo”, completa o cardiologista.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcus Gaz

Dr. Marcus Gaz

Cardiologia

CRM: 135061 / SP

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
cardiovascular
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a atividade física mais indicada para um paciente que sofreu um infarto?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.