Derrame: entenda o que acontece no cérebro durante esse episódio, que pode ser causado pela hipertensão
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Custódio Michailowsky
- +A
- -A
Para uma vítima de derrame cerebral, cada minuto é valioso para buscar ajuda o quanto antes, a fim de evitar danos cerebrais maiores. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é hoje a terceira que mais mata no mundo e a principal causa de morte no Brasil, mas as pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre os sintomas e demoram em buscar ajuda médica. Entender o derrame bem como seu corpo e suas reações é fundamental para agir imediatamente quando a situação ocorre.
O que é o derrame?
Derrame é o nome popular que se dá para o acidente vascular cerebral ou encefálico (AVC). “Consiste na interrupção do fluxo de sangue para o cérebro ou extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos cerebrais para dentro do tecido cerebral”, explica o neurologista Custódio Michailowsky. A doença, que pode ser causada por quadros de hipertensão fora de controle, possui dois tipos: hemorrágico e isquêmico. “A diferença é que no primeiro se forma um coágulo de sangue dentro do cérebro e o outro é a isquemia por falta de suprimento sanguíneo, sendo o hemorrágico o mais grave”, diz.
O que acontece com o cérebro?
Os efeitos no cérebro de um derrame dependem da área do cérebro afetada. “A área atingida sofre com a falta de suporte sanguíneo, isquemia e morte do tecido acometido. Dependendo do local, temos sinais e sintomas neurológicos importantes, pois pode atingir áreas primárias de função cognitiva”, explica o médico. “No entanto, também podem acontecer derrames silenciosos”. Dor de cabeça de forte intensidade, perda da visão e da força motora de um dos lados do corpo, formigamento em extremidades, perda da fala e da consciência são apontados como sintomas de um AVC.
Hábitos saudáveis previnem o derrame
De acordo com o neurologista, o derrame pode ser evitado com a prática de hábitos saudáveis. “Exercícios físicos constantes, boa alimentação, evitar o tabagismo e o consumo exagerado de álcool, controlar hipertensão arterial, peso e a diabetes e ter o hábito de visitar um médico pelo menos duas vezes por ano”, indica.
Vale lembrar que o derrame não é uma condição exclusiva de pessoas hipertensas. “Inúmeros fatores podem levar o indivíduo a ter derrame. Alguns podem ser mutáveis, como controle da hipertensão, do diabetes, do peso, do colesterol e de triglicérides, consumo de bebida alcoólica e sedentarismo. Existem outros fatores que são imutáveis, como idade avançada, o fato que derrames são mais comuns em homens negros e hereditariedade”, conclui.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Custódio Michailowsky
Neurologia
CRM: 73303 / SP
- 4 comentários para "Derrame: entenda o que acontece no cérebro durante esse episódio, que pode ser causado pela hipertensão"
-
Davina Oliveira Da Silva
Eu tenho colesterol alto e tregueseridio
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Davina. Quando há um alto nível de triglicerídeos, normalmente isso também vem acompanhado de uma elevação do colesterol. Em grandes quantidades, ambos representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular, pois provocam um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando a possíveis complicações graves. Procure conversar com seu médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Até breve.
-
Diana lorena
Mas os médicos tem que informar o que fazer,quando na hora,que a pessoa está tendo um derrame,o que fazer es a questão,como evitar já sabemos,mas como agir,caso ocorra?ninguém ensina.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Diana. De acordo com a matéria o neurologista Dr. Custódio Michailowsky, afirma que o derrame pode ser evitado com a prática de hábitos saudáveis. A prática de atividades físicas, uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e o consumo exagerado de álcool, controlar hipertensão arterial, peso e a diabetes e ter o hábito de visitar um médico pelo menos duas vezes por ano são alguns fatores. Converse com seu médico para que ele possa orienta-lá de forma mais completa diante de uma consulta presencial. Até logo.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.