A depressão pode ser causada apenas por fatores ambientais? Quais?


  • +A
  • -A
Imagem do post A depressão pode ser causada apenas por fatores ambientais? Quais?

Um quadro depressivo pode se formar a partir de diferentes origens, sejam elas genéticas ou ambientais. Os fatores ambientais podem ser entendidos como toda influência externa que interage com uma pessoa, contribuindo para que ela desenvolva depressão. Eventos que geram estresse, doenças clínicas, reações inflamatórias e até mesmo falta de luz solar são exemplos de causas ambientais que podem contribuir para o surgimento ou agravamento da doença.

 

Tratamento da depressão não se baseia em fatores causadores específicos  

 


“A depressão é uma doença multifatorial, isto é, tem como causas diversos fatores, desde genéticos até ambientais, os quais passam por eventos biológicos, como exposição a medicações, ambiente de criação na infância, eventos traumáticos ao longo da vida, dentre outros. O adoecimento é o resultado de uma combinação destes diversos fatores”, explica o psiquiatra Eduardo de Castro Humes.

Segundo o médico, mesmo sabendo da possibilidade de atuação de todos esses fatores, não é possível definir precisamente os que estão e os que não estão envolvidos em um quadro específico de depressão. “Uma vez que o processo patológico é desencadeado, os fatores envolvidos devem ser abordados, na medida do possível. Entretanto é impossível isolar quais podem ou não estar envolvidos”, afirma.

 

Sinais e tratamento da depressão

 


Justamente por essa incapacidade de definir exatamente quais são os fatores relacionados é que o tratamento costuma seguir um padrão para os quadros depressivos em geral. “O tratamento preconizado envolve, normalmente, o uso de antidepressivos, psicoterapia, atividade física e meditação, para o manejo dos processos envolvidos no adoecimento”, explica Humes.

Quando o tratamento é seguido à risca, com a prática de todo o cronograma proposto pelo médico, a tendência é que o paciente sinta, pelo menos, uma amenização dos sintomas, isso quando não ocorre a remissão completa. Os sinais típicos da depressão são tristeza, desesperança, prostração, dificuldade de concentração, perda de sono e do apetite.

 

Dr. Eduardo de Castro Humes é psiquiatra e psicoterapeuta formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CRM-SP: 108239

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
estresse
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A depressão pode ser causada apenas por fatores ambientais? Quais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.