Por que a TPM pode causar dor nas mamas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a TPM pode causar dor nas mamas?

A TPM, sigla da tensão pré-menstrual, é utilizada para se referir ao período anterior à menstruação, em que muitas mudanças ocorrem no corpo das mulheres. Segundo o ginecologista Jefferson Delfino, essa época deveria receber o nome de Síndrome Pré-Menstrual, nomenclatura mais adequada já que síndrome quer dizer conjunto de sinais – saiba como a vitamina E pode auxiliar no combate dos sintomas.

Entenda o que causa a TPM


“A chamada TPM se caracteriza por uma série de alterações cíclicas que ocorrem nas proximidades da menstruação e melhoram com sua chegada”, afirma o médico. Entre as mudanças estão alterações de humor, dores de cabeça e sensação de inchaço, além de outros sintomas que variam de intensidade de acordo com cada organismo.

Outra sensação que pode estar presente durante o período da TPM são as dores nas mamas. “As mulheres podem ter desconforto mamário nos períodos próximos e durante a menstruação. As causas são as modificações hormonais que determinam a menstruação e estão muito relacionadas à ação da progesterona”, explica o profissional.

Alterações hormonais podem causar dores nas mamas


Segundo Delfino, as mudanças hormonais promovem inchaço das mamas que, por sua vez, causam a dor. Entretanto, o sintoma não é exclusivo da TPM e deve ser investigado por um médico. Depois de afastar a possibilidade de outro problema, o tratamento mais adequado é a colocação de bolsas de gelo ou compressas frias para minimizar o desconforto.

Modificações no comportamento alimentar e prática de atividades físicas podem ajudar o tratamento médico proposto a aliviar os sintomas desse período. Mas, é fundamental procurar um especialista para estudar as alterações causadas pelo ciclo menstrual e analisar suas possíveis implicações no organismo. Sintomas caracterizados como típicos da TPM podem ter uma outra causa séria, como a endometriose, e precisam ser investigados a fundo.

Dr. Jefferson Delfino é ginecologista, obstetra e presidente da Sociedade Médica de Sorocaba (SP). CRM-SP: 54019

Foto: Shutterstock

TAGS
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Por que a TPM pode causar dor nas mamas?"

Luzia Barbosa Pereira

Eu tenho 48 anos as minhas mamas dói demais, tem dias que preciso tomar remédio, porque é horrível as dores .

jessica

antes de menstruar sinto dor nas mamas elas fica pesada e fica maiores,só para quando a menstruação vem isso é bom sinal?

Maria Cláudio Santos Duarte

Oi boa tarde eu Cláudia Duarte fis uma estectomia faz um ano e sentia e sinto muitas dores nas mamãs e nas pernas e dores de cabeça também.

Cuidados Pela Vida

Oi Luzia, orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência para que o médico possa avaliar sua queixa e prescrever o tratamento adequado para o alívio de suas dores. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Jessica, como afirma o ginecologista Dr. Jefferson Delfino: “As mulheres podem ter desconforto mamário nos períodos próximos e durante a menstruação. As causas são as modificações hormonais que determinam a menstruação e estão muito relacionadas à ação da progesterona”. Entretanto, como o sintoma não é exclusivo da TPM, ele deve ser investigado por um médico. Realize uma consulta com seu ginecologista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Cláudia, os sintomas devem ser investigados por um médico. Realize uma consulta com seu ginecologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.