O câncer de próstata pode causar infertilidade nos homens?


  • +A
  • -A
Imagem do post O câncer de próstata pode causar infertilidade nos homens?

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer nos homens, com estimativas de mais de 60 mil novos casos por ano, apenas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. A doença consiste na multiplicação anormal e descontrolada de células da próstata. Por atingir diretamente o sistema reprodutor masculino, alguns homens têm o receio de se tornarem inférteis por causa da doença. Existe esse risco?

 

Algumas opções de tratamento podem tornar o paciente infértil

 


É importante que os pacientes conversem com seus médicos para avaliar se, diante da evolução do quadro, existe a possibilidade da doença levar à infertilidade. “O câncer de próstata pode causar infertilidade, mas, em geral, essa não é uma preocupação, já que afeta homens em idade mais avançada”, explica o
urologista André Ramos Sorgi Macedo.

Os tipos de tratamento disponíveis também devem ser avaliados com o médico. Uma das opções é a cirurgia chamada de prostatectomia radical, indicada nos casos em que o câncer não se espalhou para outras áreas além da próstata. O procedimento consiste na retirada da próstata e da vesícula seminal, o que torna o homem infértil.

 

Câncer de próstata pode causar impotência sexual

 


Com a quimioterapia, indicada principalmente para os casos de câncer de próstata mais avançados, também existe o
risco de infertilidade. Este tipo de tratamento, em que o paciente recebe medicações com a capacidade de matar as células do câncer, afeta a quantidade de espermatozoides, seja diminuindo ou até interrompendo a produção das células reprodutivas masculinas.

Segundo o urologista, o câncer de próstata pode provocar ainda outras consequências ao homem: “As principais e mais temidas são a incontinência urinária e a impotência sexual”. Esses problemas podem ser evitados com o exame do toque, que permite o diagnóstico feito ainda no estágio inicial da doença. Neste período, as chances de cura passam de 90%.

 

Dr. André Ramos Sorgi Macedo é urologista formado pela Universidade Estadual de Londrina e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 25769

 

Foto: Shutterstock

TAGS
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O câncer de próstata pode causar infertilidade nos homens?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.