Qual é a importância de manter a saúde do trato urinário em dia?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é a importância de manter a saúde do trato urinário em dia?

O trato urinário atua noite e dia para filtrar qualquer tipo de impureza que se encontra no sangue e eliminá-lo do corpo. É composto por órgãos importantes para a saúde, como os rins e a bexiga, controlando a quantidade de minerais, de água, de resíduos e até o volume de sangue. Deixá-lo bem cuidado é, portanto, essencial para o bom funcionamento do organismo.

Cuidar do trato urinário pode prevenir doenças


“Manter a saúde do trato urinário é de grande importância, tanto para a manutenção da saúde como para a prevenção de várias doenças, principalmente, o
câncer de próstata e do trato urinário”, afirma o urologista André Sorgi de Macedo. Estes problemas podem atrapalhar os estudos e o trabalho e gerar repercussões em outros sistemas do corpo.

Caso algo esteja errado, o paciente poderá perceber sinais e sintomas, como alterações na coloração da urina, presença de sangue na urina, dores que podem ser leves ou intensas, além de náuseas, vômitos e vontade intensa de ir ao banheiro. Estes sintomas, no entanto, variam de acordo com o problema que afeta o trato urinário.

Evitar excesso de sal ajuda a proteger saúde do trato urinário; beber água previne doenças


O consumo de água está entre as principais medidas necessárias para prevenir doenças nesta parte do corpo. “Em geral, recomenda-se beber de dois a três litros de água por dia, diminuir o consumo de sal e alimentos com alto teor de sódio, além é claro de realizar exames preventivos rotineiramente”, aconselha o médico.

Por outro lado, o consumo excessivo de refrigerantes e sucos artificiais pode fazer mal e facilitar doenças. Outros cuidados com o trato urinário envolvem manter a pele sempre limpa, não segurar a urina por muito tempo e sempre ir ao banheiro depois de uma relação sexual. “A obesidade, o sedentarismo e o tabagismo também têm papel no surgimento de doenças do trato urinário e devem ser combatidos”, completa Macedo.

Dr. André Ramos Sorgi Macedo é urologista formado pela Universidade Estadual de Londrina e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 25769

Foto: Shutterstock

TAGS
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância de manter a saúde do trato urinário em dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.