Nariz entupido: Respirar pela boca faz mal para a saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Nariz entupido: Respirar pela boca faz mal para a saúde?

Respirar pela boca de vez em quando é normal e não traz perigos. O problema é quando a respiração se faz praticamente só pela boca, o que tende a acontecer quando o nariz está entupido, em função de alguma alergia ou gripe. Diferente das narinas, a boca não conta com mecanismos de defesa que bloqueiam a passagem de agentes contagiosos, ou seja, essa prática expõe o corpo a um risco maior de infecções e contaminações.

 

Problemas de se respirar pela boca

 


“A respiração oral crônica pode acarretar diversas consequências negativas. Causa alterações na mucosa e na estrutura da cavidade oral, da faringe e da laringe. O indivíduo pode apresentar boca seca, ardor, língua saburrosa, gengivites, halitose, faringites, disfonia, distúrbios do sono, irritabilidade, fadiga, dentre outros”, explica a alergista Maria Fernanda Ferraro.

Em crianças, esse tipo de respiração pode ser ainda mais preocupante, já que gera distúrbios da deglutição pela alteração do posicionamento da língua, e leva a uma flacidez da musculatura da face por esta ser, assim, menos exigida. Com o passar do tempo, isso pode gerar desdobramentos que resultam em deformidades da arcada dentária e dos ossos do rosto.

 

Riscos para as crianças e tratamento para o nariz entupido

 


Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas. Esses danos deixam claro o quão importante é a “triagem” feita pelas vias nasais.  

Para evitar a necessidade de respirar somente pela boca, deve-se tratar o quanto antes a obstrução nasal. Para isso, é essencial identificar a causa do problema. “Fatores anatômicos, inflamatórios, alérgicos, infecciosos, tumores e corpo estranho estão entre as possíveis causas a serem investigadas. Dependendo da natureza do problema, os pacientes podem receber somente orientações, tratamento medicamentoso ou tratamento cirúrgico”, completa Maria.

 

Dra. Maria Fernanda Ferraro é alergista e imunologista formada em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília. Possui especialização em alergia e imunologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. CRM: 109221

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
dor-de-garganta
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Nariz entupido: Respirar pela boca faz mal para a saúde?"

Arnaldo

Olá. Eu uso o Neosoro todos os dias(e estou ciente que isso pode trazer consequências, a longo prazo), porque tenho dificuldades de respirar pelo nariz. Porém, de madrugada, o efeito passa, e eu começo a respirar pela boca. E recentemente tenho tido alguma incomodação(como se houvesse algo, que não tem muito efeito, mas como se tivesse seco) na garganta. Então, poderia ser isso uma consequência de respirar pela boca? Obrigado.

Cuidados Pela Vida

Oi Arnaldo, sim, como explica a alergista Maria Fernanda Ferraro “A respiração oral crônica pode acarretar diversas consequências negativas. Causa alterações na mucosa e na estrutura da cavidade oral, da faringe e da laringe. O indivíduo pode apresentar boca seca, ardor, língua saburrosa, gengivites, halitose, faringites, disfonia, distúrbios do sono, irritabilidade, fadiga, dentre outros”. Para saber como deve-se tratar a obstrução nasal é necessário identificar a causa do problema, por isso é importante que você realize uma consulta com o médico otorrino. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.