Por que gripe e resfriado causam dores no corpo?


  • +A
  • -A

Ao contrário do que muitos pensam, gripe e resfriado não são a mesma coisa. A confusão envolvendo as duas infecções respiratórias ocorre por causa da frequência alta de contágio na população, da semelhança entre as formas de transmissão e também devido aos sintomas, que apresentam similaridades. Ambas provocam tosse, febre, espirros, congestão nasal e irritação na garganta e dores no corpo, mas em diferentes medidas.

 

Gripe e resfriado provocam dores musculares

 

A dor no corpo é um sintoma comum nessas infecções virais. “As gripes e os resfriados são causados por vírus e estes, caracteristicamente, são agentes infecciosos que acometem todo o organismo de uma só vez. As dores geralmente são nos músculos e, como eles estão espalhados por todo o corpo, temos a sensação de uma dor generalizada”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.

O que pode ajudar a diferenciar a gripe do resfriado é a intensidade dos sintomas. As dores de cabeça e no corpo causadas pelo resfriado costumam ser leves e, em certos casos, nem aparecem. Já nos quadros de gripe, as dores podem ser bastante incômodas. A febre é outro exemplo: no resfriado, é mais comum apenas em crianças e idosos, mas na gripe, frequentemente atinge 38°C em adultos.

 

Como aliviar a dor no corpo causada pela gripe

 


Para aliviar a dor causada pela gripe e pelo resfriado, Ramiro recomenda o uso de medicamentos analgésicos: “Infelizmente, não há medidas que melhorem diretamente as dores no corpo, mas o repouso relativo e o aumento de ingestão de água são frequentemente indicados. As dores musculares podem melhorar com analgésicos simples, que são remédios de venda sem necessidade de prescrição médica”, recomenda.

De acordo com o médico, não há uma recomendação de dieta capaz de melhorar diretamente o mal-estar causado pelas doenças. Entretanto, como os pacientes afetados por um resfriado ou gripe sentem falta de apetite e náusea, é aconselhado fazer refeições leves e de fácil digestão, privilegiando alimentos não industrializados e ricos em diversos tipos de nutrientes para ajudar na recuperação do organismo.

 

 

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Por que gripe e resfriado causam dores no corpo?"

Maria Jussara dos Santos Silva

Boa tarde. Já estou com três dias não sei se e gripes ou resfriado com muito dores no corpo e muito fortes na região da minha barriga e nas costas e dores de cabeça tomo remédios e nada o médico só passou para toma um xarope e bastante água. Pois não consigo ficar em pé tudo roda e tbm ando sentindo muito dores no rosto.Jussara Obrigada

Zaida

Estou me Sentindo muito ruim dores no corpo todo coisa é dor de garganta.

marilene

Eu ando a dias com dor nas costas ,dor de cabeça e dores na batata da perna tem dia q n consigo dormi …e sinto desanimada ….e sunbido no ouvido ….n sei se e pq parei de fuma ….ja 8 meses ….o medico encaminhou eu pro ortopedista mais vaga n tem ainda …me ajuda quero sai desta dor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilene, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Vera Lúcia Cirino

Olá estou gripada tomei remédio para gripe vem dois comprimidos e tem que tomar os dois de um vez esqueci o nome tomar duas cartelas com 2 comprimidos e estava me sentindo bem. Mas parei de tomar e veio de novo a gripe. Isso pode acontecer de volta à gripe….sinto muita dores principalmente a noite…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vera Lúcia, se os sintomas voltaram é porque o vírus ainda está ativo em seu organismo. O uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios devem ser usados sob orientação médica, orientamos que você realize uma consulta. Abraços.

Buhh

E normal sentir banbeza no corpo quase nao consigo ficar de pé

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Buhh, assim como toda infecção viral, a gripe provoca uma reação no sistema imunológico que leva à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo acontece nos músculos, aparece a dor muscular. Portanto, esse tipo de dor no corpo é uma consequência natural. Quando há presença de febre, só pioram os sintomas de mal estar e dor já instalado. Se os sintomas piorarem ou não melhorarem, o indicado é procurar uma reavaliação médica. Abraços.

Ingrid

Estou com resfriado e to com muita dor nas costas nas pernas e na cabeça ….ja fui no médico mais nada !!oque eu faço???

Kassia

Oi olá boa noite eu me chamo kassia eu sinto sitomas de sinusite muita dor de cabeça cefálica nos rosto muito catarro o médico passou o remédios pra mim do resfriado que eu estou tomando mais está piorando cada vez mais à minha situação oque devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kassia, termine o tratamento que o médico indicou, caso os sintomas persistam o ideal é retornar para uma reavaliação. Melhoras.

Maria Celia Silva Dos Santos

Ola EU me chamo celia . EU estava com muita tosse . Fui ao médico tomei enjecao e também o prenedisolona em casa por 5 dias . Fiqui boa da tosse ja tem quase uma semana que terminei o remedio mais eu estou com muita dor no corpo e enxaqueca e também noto que o meu rosto esta um pouco enxado . EU estou muito preocupada . O que pode ser ? Por favor alguem pode de dizer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Célia, vá ao médico, as vezes após uma gripe/resfriado podemos desenvolver outros doenças como sinusite, mas só o médico pode te dizer com certeza o que acontece. Melhoras

Rogério

Pra mim sempre dói uma musculatura que está prestes a softer lesão muscular. Ou um dente que está cariado. Ou a minha velha sinusite. O processo infeccioso já serve de alerta, pra eu não edtourar um tendão por exemplo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rogério, uma boa alimentação, exercícios físicos e noites de sono adequadas ajudam para fortalecer a musculatura. Mas converse com seu médico, após exames poderá ser prescrito o melhor tratamento para cada caso que você informou. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.