Por que gripe e resfriado causam dores no corpo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que gripe e resfriado causam dores no corpo?

Ao contrário do que muitos pensam, gripe e resfriado não são a mesma coisa. A confusão envolvendo as duas infecções respiratórias ocorre por causa da frequência alta de contágio na população, da semelhança entre as formas de transmissão e também devido aos sintomas, que apresentam similaridades. Ambas provocam tosse, febre, espirros, congestão nasal e irritação na garganta e dores no corpo, mas em diferentes medidas.

 

Gripe e resfriado provocam dores musculares

 

A dor no corpo é um sintoma comum nessas infecções virais. “As gripes e os resfriados são causados por vírus e estes, caracteristicamente, são agentes infecciosos que acometem todo o organismo de uma só vez. As dores geralmente são nos músculos e, como eles estão espalhados por todo o corpo, temos a sensação de uma dor generalizada”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.

O que pode ajudar a diferenciar a gripe do resfriado é a intensidade dos sintomas. As dores de cabeça e no corpo causadas pelo resfriado costumam ser leves e, em certos casos, nem aparecem. Já nos quadros de gripe, as dores podem ser bastante incômodas. A febre é outro exemplo: no resfriado, é mais comum apenas em crianças e idosos, mas na gripe, frequentemente atinge 38°C em adultos.

 

Como aliviar a dor no corpo causada pela gripe

 


Para aliviar a dor causada pela gripe e pelo resfriado, Ramiro recomenda o uso de medicamentos analgésicos: “Infelizmente, não há medidas que melhorem diretamente as dores no corpo, mas o repouso relativo e o aumento de ingestão de água são frequentemente indicados. As dores musculares podem melhorar com analgésicos simples, que são remédios de venda sem necessidade de prescrição médica”, recomenda.

De acordo com o médico, não há uma recomendação de dieta capaz de melhorar diretamente o mal-estar causado pelas doenças. Entretanto, como os pacientes afetados por um resfriado ou gripe sentem falta de apetite e náusea, é aconselhado fazer refeições leves e de fácil digestão, privilegiando alimentos não industrializados e ricos em diversos tipos de nutrientes para ajudar na recuperação do organismo.

 

 

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que gripe e resfriado causam dores no corpo?"

Maria Jussara dos Santos Silva

Boa tarde. Já estou com três dias não sei se e gripes ou resfriado com muito dores no corpo e muito fortes na região da minha barriga e nas costas e dores de cabeça tomo remédios e nada o médico só passou para toma um xarope e bastante água. Pois não consigo ficar em pé tudo roda e tbm ando sentindo muito dores no rosto.Jussara Obrigada

Zaida

Estou me Sentindo muito ruim dores no corpo todo coisa é dor de garganta.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.