Garganta inflamada: devemos evitar ventilador ou ar-condicionado?


  • +A
  • -A

A garganta inflamada é um sintoma bastante incômodo de infecções causadas tanto por vírus quanto por bactérias. Durante a infância e a adolescência, é comum ouvir dos pais e avós para não ligar o ventilador ou o ar-condicionado, porque o uso desses aparelhos poderia piorar a dor. Mas, será que isso é verdade?

Ventilador perto do rosto pode piorar dor de garganta. Ar-condicionado não é indicado


Segundo a otorrinolaringologista Isabela Oliveira, em parte sim: “O uso de ventiladores pode ser prejudicial quando for direcionado diretamente para a pessoa com a garganta inflamada. Já se estiver direcionado para cima ou para a parede, o ventilador pode ser usado”. Por outro lado, o ar-condicionado não é recomendado. Além de ressecar o ar do ambiente, o eletrodoméstico abaixa muito a temperatura, o que atrapalha a defesa do organismo.

O mesmo acontece ao consumir sorvetes ou bebidas geladas. Esses produtos, no entanto, afetam diretamente as defesas locais da mucosa da garganta, agindo de duas formas diferentes. “Eles provocam a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o aporte de sangue para o local e dificultando a cura da inflamação e também alteram os batimentos dos cílios, que são microestruturas que movem as secreções normais e anormais do nosso sistema respiratório”.

Sorvete e bebida gelada facilitam infecções na garganta


As alterações causadas nesses mecanismos facilitam o desenvolvimento de infecções virais e bacterianas, como sinusites, bronquites e, em casos extremos, a broncopneumonia. Para que o sorvete não prejudique a garganta, Dra. Isabela recomenda que o consumo seja feito em alternância com um pouco de água em temperatura ambiente, evitando que a garganta fique gelada demais por muito tempo.

Para aliviar a dor causada pela inflamação da garganta, a profissional diz que fazer gargarejos ou bochechos com vinagre ou limão não é aconselhado, já que o ácido prejudica a garganta. Entre as medidas caseiras, a otorrinolaringologista afirma que a melhor opção é o gargarejo de água morna com um pouco de sal. Além disso, as pastilhas e o própolis aliviam a dor, mas não tratam o problema e, por isso, é sempre importante procurar um médico para avaliar a causa das dores.

Dra. Isabela Oliveira é otorrinolaringologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba (PR). CRM-PR: 29507

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

47 comentários para "Garganta inflamada: devemos evitar ventilador ou ar-condicionado?"

Edson

Ela está certa minha garganta não melhorou por causa desses fator água gelada e ar condicionado

Ironildo dos Santos Pontes

Muito boa essa dicas .

Allana

Muito bom Dra. Isabela Oliveira.

jose luciano

obrigado pela dica estou 2 semana com a garganta inflamada ai começa a melhora quando ligo ventilador vouta doer novamente

Evellyn

Tem algum problema se ingerir bebidas alcoólicas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Evellyn, a especialista Dra. Rosana Neves explica que, durante o tratamento de uma doença, não há uma proibição absoluta ao consumo de álcool. A orientação deve ser dada pelo médico, baseando-se no quadro do paciente e no tipo de medicação prescrita para tratá-lo, já que alguns medicamentos podem sofrer interferência de bebidas alcoólicas, mas outros não.

Liene

Estou tomando antibióticos á dois dias e nada de melhorar minha garganta será que devo ir novamente no médico, meus ouvidos tbm estão doendo muita dor na deglutição

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Liene, caso os sintomas persistam, o indicado é que você retorne em consulta com o médico. Melhoras.

Brenda

Olá!Teria algum problema se usasse o ar apenas no ventilador? Apenas para refrescar o ambiente?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Brenda, como informa a otorrinolaringologista Isabela Oliveira “O uso de ventiladores pode ser prejudicial quando for direcionado diretamente para a pessoa com a garganta inflamada. Já se estiver direcionado para cima ou para a parede, o ventilador pode ser usado”. Abraços.

Cleide

Oi meu filho tem 8 anos e desde os 5 luto contra a garganta inflamada dele ele toma muito antibióticos será que seria melhor operar ? Se poder me ajudar agradeço e sobre o Paxoral Bacteriano o que você me diz é bom ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleide, é complicado indicar alguma conduta sem acompanhar o caso clínico do seu filho. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa indicar a conduta mais adequada para o tratamento do seu filho. Não temos como esclarecer a sua dúvida, pois o medicamento Paroxal não é fabricado pelos Laboratórios Aché e Biosintética. Abraços.

Pablo Henrick

Olá eu tenho uma dor de garganta mas eu hoje cantei no microfone,isso poderia piorar a dor de garganta?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Pablo, como informa o otorrinolaringologista Henrique Garchet: “As dores de garganta relacionadas aos esforços vocais estão mais relacionados a problemas nas cordas vocais do que a processos inflamatórios. Gritar excessivamente ou fazer uso da voz com esforço podem ocasionar lesões que geram dor ao falar”. Realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa indicar a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Micaelle

Eu estou a quatro dias tomando um medicamento da família da penicilina porém minha garganta não melhora, estou com amigdalite e a benzetacl está em falta..Podem me dar alguma dica? Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Micaelle, retorne com o médico para que ele possa verificar de que forma proceder com o tratamento. Melhoras.

Rafael

Micaelle, sofri já de amigdalite, o melhor remédio pra esse tipo de bactéria é o Azitromed, o efeito ocorre em 2 horas, é um antibiótico com 3 comprimidos, tomar 1 comprimido a cada 8 horas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafael, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica.

Fernando

Boa noite. Meu esofago nao melhora. Ja fui em varios medicos. Otorrino, gastro achando que era refluxo. As x acordo zerado. Outro dia formam placas e o corpo ruim. Que devo tomar? Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernando, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Narciso

Estou há duas semanas com forte dor de garganta que só quando exerço o processo de envolvimento. Fui ao médico que me receitou antibiótico Astro (azitromicina) já tomei os três comprimidos e ainda persistem os sintomas. Será que algum alimento atrapalhou? Consumo muita laranja mexerica pêssego chá de hortelã com limão

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Narciso, como orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet: “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”. Além disso, o excesso de açúcar e de gordura nos alimentos pode prejudicar ainda mais a inflamação na garganta. Continue com o tratamento que o médico prescreveu, caso não haja melhora dos sintomas retorne em consulta. Abraços.

Joao Paulo Julião

Dr já faz 3 dias que Minha garganta está inflamada, sinto dores de ouvido e olhos inchados e saindo lágrimas com excesso me der uma dica por favor, feliz 2018 que tds seus sonhos se realize👏🌿🕊

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João Paulo, um feliz 2018 para você também. Orientamos você a realizar uma consulta com o médico otorrino para que ele possa indicar a conduta adequada para aliviar os sintomas. Abraços.

Francisco Ricardo

Muito legal esse tipo de interatividade. realmente é um “Cuidados pela vida”. Parabéns ao laboratório e seus colaboradores!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francisco, ficamos muito felizes que você tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Thiago

Bom dia.., foi colocado que o uso de ventilador para pessoas que estão com dor de garganta não é recomendado…, mas se no caso de escolas (por exemplo) que costumam ligar o ventilador em dias quentes, e o ventilador estiver direcionado para as crianças…, isso pode dar dor de garganta?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Thiago, como informa a otorrinolaringologista Isabela Oliveira: “O uso de ventiladores pode ser prejudicial quando for direcionado diretamente para a pessoa com a garganta inflamada. Já se estiver direcionado para cima ou para a parede, o ventilador pode ser usado”. Abraços.

Lourdes

Muito boa a matéria. Abraço

Eu sou asmática e faço uso de alênia 12/400, e os descontos do "cuidados pela vida" são ótimos pra qm tem necessidade diária desse medicamento q custa tanto pra qm não tem condições. Obg cuidados pela vida.

Obg ao “cuidados pela vida” pois comprando o medicamento sem custos adicionais posso assim me cuidar direitinho pois a grana está curta demais.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zelia, ficamos felizes em saber que com o benefício do programa você tenha conseguido dar continuidade ao seu tratamento. Abraços.

Regina Célia

Sou asmática uso aerolin e fluir.Gostaria de saber se Aleni contém cortisona pois fiz cirurgia de quadril e tenho osteoporose… Passei conversar com. Minha pneumologista…. Como farei para pedir desconto se for preciso usar o Alenia????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina Célia, para produtos participantes basta realizar o cadastro em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Ederson Bentes da Mota

Muito boa as dicas e é sempre bom procurar primeiro o médico para as orientações. Está se parabéns á Dr. Izabela

larissa marques

é verdade que se o vento frio pega na cabeça afeta a garganta ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Larissa, sim, a baixa temperatura, ou a mudança brusca de temperatura pode atrapalhar a defesa do organismo. Por isso, é importante seguir as recomendações e orientações médicas. Abraços.

Mara

Bom dia. Estou com a garganta inflamada é um pouco de.gripe. de 2.dias pra cá nao consigo dormir…quanto vou pegando no sono fico sem ar ou tipo ronco e acordo. O que devo fazer ?Tem algum medicamento que me permita dormir.melhor?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mara, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Adriana Miranda Vilalba

Sempre que durmo com ventilador ligado fico com dor de garganta

issufo

Boa tarde a todos, só Moçambicano e neste momento estou com a farganta inflamda, dores no ouvido direito e dificuldades para engolir devido as dores….to a medicar a quase 2 dias en sinto muita melhoria que faço?

Carina

Olá bom dia eu uso o medicamento alenia pra asma e vi no comentário lá em cima que tem como comprar com desconto como eu faço?

Fabiano Gomes Fernandes

Bom dia, no meu trabalho fico no ar condicionado e qdo é noite aparece um ponto amarelo na garganta mas não foi, mas incomoda um pouco, será q pode ser o ar condicionado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiano, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/entrar-sair-ar-condicionado
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Ana Luiza Souza

Eu sinto quando minha garganta vai inflamar, fica meio que coçando, e eu poderia previnir com a água morna e sal?? Seria bom se eu fizesse isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Luiza, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/gargarejo-boa-ideia-garganta-inflamada
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Grazy

Oi estou com dor de garganta tem problema eu toma banho gelado?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Grazy, mudanças bruscas de temperatura prejudicam a mucosa respiratória e a imunidade das pessoas, o que facilita o ataque de vírus e bactérias, por isso é importante evitar mudanças bruscas para que o corpo consiga combater o agente causador da inflamação. Siga as orientações do seu médico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.