Por que a gravidez é um fator de risco para as varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a gravidez é um fator de risco para as varizes?

A gravidez é um fator de risco para as varizes pois suas diversas características contribuem para o surgimento e piora desses vasos. As variações hormonais em diferentes momentos, o aumento de peso, o sedentarismo (nos últimos meses, principalmente) e o aumento de barriga e útero, por exemplo, são comuns à gravidez e contribuem para o desenvolvimento das varizes.

“A barriga da grávida, com o seu útero maior, faz um aumento da pressão sobre a veia cava inferior, principal sistema de drenagem das veias das pernas. Isso faz uma sobrecarga no sistema venoso das pernas, que pode levar um aumento das varizes conforme o útero vai crescendo”, explica o angiologista Jayme Ramos.

 

Cuidados e tratamento das varizes durante a gestação

 


O médico comenta que caso a mulher se cuide na gravidez, dificilmente vai desenvolver um quadro dramático de varizes. Contudo, se ela não se cuidar, a tendência é que as varizes aumentem tanto em quantidade, quanto em tamanho. “Isso acontece, principalmente, pelos fatores já citados, como útero que comprime a veia cava, sedentarismo, hormônios etc”.

A melhor maneira da mulher se cuidar durante a gravidez para evitar problemas com varizes seria por meio da prevenção com exercícios diários, elevação das pernas e uso de meias elásticas. “O laser (por ser um método físico e não químico), pode ser utilizado durante a gestação, mas isso não é uma constante”. Em geral, evita-se fazer o tratamento de veias varicosas na gravidez devido à falta de estudos para potenciais complicações com os métodos hoje utilizados em mulheres gestantes.

 

Varizes não comprometem gestação

 


Uma boa notícia, no entanto, é que as varizes dificilmente prejudicam a gravidez. “De forma geral, as varizes não comprometem o processo de gestação. Elas podem causar complicações à mãe (flebite, varicorragia, úlceras) e apenas em situações extremas e muito raras colocariam em risco a vida do feto também. Então, a resposta geral é que as varizes não comprometem a gravidez de forma direta”, finaliza Ramos.

 

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
gravidez
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a gravidez é um fator de risco para as varizes?"

josilene

ola eu estou gravida de 5 meses e apareceu mts varizes na minha perta e pior tbm na minha vagina tenho 5 filhos tive tds de parto normal mais com esse aparecimeto dessa varize na vagina tem algum risco de um parto normal?

Cuidados Pela Vida

Oi Josilene, em algumas mulheres, os mecanismos que levam a formação das varizes não acometem somente as veias das pernas. As veias da região pélvica também são afetadas pelos hormônios e pela pressão exercida pelo útero aumentado. Isso leva a formação de varizes na vulva e na região da pelve. As varizes vulvares, se forem excessivamente aumentadas, podem impedir a realização de um parto normal. Ao realizar o pré-natal corretamente, você será orientada pelo médico sobre o tipo de parto indicado para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.