O que são e qual a função das contrações falsas, que podem criar a impressão de que a gestante está em trabalho de parto?


  • +A
  • -A

A gestação é uma época muito especial para a mulher, que experimenta uma série de transformações que servem para preparar o corpo para o desenvolvimento do bebê. No entanto, algumas situações podem assustar a grávida, assim como seus familiares próximos. É o caso das chamadas contrações falsas, que podem criar a impressão de que a gestante está entrando em trabalho de parto.

 

Contrações falsas são mais frequentes no último trimestre da gestação

 


“As falsas contrações, ou contrações de Braxton Hicks, são curtas e indolores, com duração entre um e dois minutos. São irregulares e podem acontecer
durante toda a gestação, mas são mais comuns nos últimos três meses da gravidez”, afirma a ginecologista e obstetra Karla Frota. O nome das contrações surgiu como homenagem ao médico que as descobriu, John Braxton Hicks, no século XIX.

De acordo com a profissional, a função das contrações é preparar o corpo para o parto, ajudando a exercitar os músculos mais importantes durante o trabalho de parto. Por isso, também podem ser chamadas de contrações de treinamento. Algumas mulheres, no entanto, não sentem esses movimentos corporais em nenhum momento da gestação, o que também é normal.

 

Colo do útero não sofre alterações durante contrações falsas

 


Na hora do nervosismo, muitas gestantes correm para o hospital, onde um profissional capacitado irá analisar se as contrações são falsas ou verdadeiras. “O médico diferencia as contrações de trabalho de parto pelas características relatadas pela paciente e pelo exame clínico, em que não se observa alteração
no colo do útero, caracterizando as contrações de Braxton Hicks”, explica a especialista.

No entanto, até mesmo a gestante pode diferenciar as contrações. Para isso, basta prestar atenção em algumas características. As contrações falsas são irregulares, rápidas e têm intensidade estável. Podem afetar apenas uma parte da barriga e passam ao mudar de posição ou atividade. Já as contrações verdadeiras são regulares, doloridas e não melhoram, podendo atingir toda a barriga e até as costas.

 

Dra. Karla de Sousa Frota é ginecologista e obstetra, graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB). CRM-DF: 16765 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são e qual a função das contrações falsas, que podem criar a impressão de que a gestante está em trabalho de parto?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.