Quais as dicas mais importantes para conquistar uma boa noite de sono?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas sofrem com noites ruins de sono, o que muitas vezes está associado a hábitos prejudiciais. Quando o problema não é diagnosticado como um transtorno, a mudança desses hábitos – adquirindo outros, mais saudáveis – pode ser a solução. Normalmente esse processo de mudança não é fácil, mas com foco e determinação, é possível conquistá-los e ter uma boa noite de sono.

Hábitos importantes para ter uma boa noite de sono


“Existe uma série de coisas que se pode fazer
para conquistar uma boa noite de sono. Alguns exemplos: estabelecer horários fixos para deitar e levantar; evitar alimentos gordurosos ou muito carboidratos à noite; não permanecer na cama sem ser para dormir (não comer ou estudar na cama, por exemplo); criar um ambiente aconchegante e com temperatura agradável para dormir”, indica a Dra. Renata Ferlin Arbex, pneumologista e especialista em Medicina do Sono. 

É muito importante evitar a prática de exercícios físicos até duas horas antes de dormir e também de atividades estimulantes mental e emocionalmente ou que exijam alto grau de concentração próximo da hora de se deitar. Recomenda-se, ainda, evitar a luz azul presentes em TVs, laptops e smartphones, uso rotineiro de produtos contendo álcool e bebidas estimulantes com base de cafeína e tabaco após as 18h. 

“Outra dica essencial para aumentar suas chances de ter uma boa noite de sono é realizar no dia a dia atividades prazerosas. Guarde um momento do dia só para si e ouça música, cante, toque algum instrumento, converse com alguém que goste, passeie com seu animal de estimação ou qualquer outra coisa que você ache prazerosa, relaxante, estimulante”, sugere a médica.

Tratamento medicamentoso pode ajudar a controlar transtornos de sono


Para os que sofrem de problemas respiratórios, a pneumologista indica a prática de exercícios respiratórios para que seja possível manter uma boa noite de sono. “É importante que estes pacientes estejam controlados e que conversem com o médico que os acompanha. Quando todos esses cuidados não são suficientes para vencer algum tipo de transtorno de sono, vale apostar em averiguar um diagnóstico correto para direcionarmos o tratamento pela patologia e gravidade desta, podendo também lançar mão do tratamento medicamentoso”, afirma Arbex. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Renata Ferlin Arbex

Dra. Renata Ferlin Arbex

Medicina do Sono

CRM: 114800 / SP

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais as dicas mais importantes para conquistar uma boa noite de sono?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.