Como funciona o spray utilizado em lesões de futebol?


  • +A
  • -A

Como o futebol é um esporte extremamente popular mundo afora, um grande número de atletas de fim de semana já viu algum amigo sofrer uma contusão, ou já foi pessoalmente lesionado. Nesses casos, os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos tópicos, sejam em formato de gel ou spray, podem ajudar bastante na recuperação.

Sprays para contusões apresentam efeito anti-inflamatório e analgésico


Os componentes desses sprays
possuem ação anti-inflamatória e analgésica intensa e por isso aliviam as dores tão rapidamente. Essa característica do produto, que também podem vir em gel, é muito vantajosa, já que auxilia na recuperação de lesões, reduzindo a dor e o inchaço.

“Alguns sprays tem componentes relativamente naturais, à base de cânfora e mentol. Outros contêm cloroetano, uma substância muito utilizada como aditiva na gasolina e que pode ser intoxicante quando aplicada incorretamente. Utilizá-la em crianças ou feridas abertas, por exemplo, não é recomendado”, informa o Dr. João Felipe Franca, que é médico do exercício e do esporte.

Spray utilizado no futebol profissional apenas alivia a dor das lesões nos atletas


Já no caso de atletas profissionais, conforme aponta o especialista, os 
sprays utilizados em campo apenas combatem temporariamente a dor oriunda de lesões. Esses produtos são desenvolvidos somente para alívio temporário e imediato. “Deve-se ter em mente que o recurso apenas alivia a dor da lesão, sem apresentar outros benefícios”, explica. O objetivo é colocar o atleta de volta em campo, o que aumenta os riscos de piora da lesão. É comum que um jogador sofra uma contusão durante uma partida, use o spray, continue jogando e logo depois volte a sentir dor, revelando que há um problema mais grave do que apenas uma pancada e que exige tratamento. “Deve-se ter atenção para que não venham a ocorrer novas contusões, pois os atletas não sabem o que de fato acontece sob suas peles após a ocorrência de uma lesão”. ​

No caso de atletas de fim de semana, por outro lado, é importante respeitar os limites do corpo, aplicar spray ou gel com finalidades terapêuticas e repousar. Caso a dor seja muito intensa ou persistente, procure ajuda médica para obter um diagnóstico mais preciso e uma prescrição de tratamento.

Dr. João Felipe Franca é médico, um dos diretores da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Estado do Rio de Janeiro e atua na Clinimex. CRM-RJ: 5276659-3 – Site oficial | Facebook

Foto: Pexels

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como funciona o spray utilizado em lesões de futebol?"

Preciso do nome do spray

Fiz uma simples pergunta é não me responderam, poxa qual o nome do spray

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, existem diversos tipos de medicamentos anti-inflamatórios em forma de spray. Através de uma avaliação o médico irá obter um diagnóstico mais preciso e uma prescrição de tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.