search
Título

Como funcionam os medicamentos anti-inflamatórios?

Dores no corpo
Sintomas

Por Dr. Gabriel Dotta

19 de outubro de 2023

Os anti-inflamatórios não-esteróides, abreviados como AINEs, são medicamentos capazes de controlar não apenas uma inflamação, mas também a febre e a dor, que normalmente acompanham um quadro inflamatório. Por isso se diz que os três efeitos básicos dos AINEs são antipirético, analgésico e antiinflamatório.

Ação dos anti-inflamatórios no organismo


Os anti-inflamatórios agem no organismo inibindo a ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX), a qual permite o aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina, responsável pelo surgimento do quadro inflamatório. Portanto, o combate à COX diminui a produção da prostaglandina e, consequentemente, combate a inflamação, dor e febre.   

“Os anti-inflamatórios atuam em diferentes graus, inibindo a enzima ciclooxigenase (COX), prejudicando a transformação de ácido araquidônico em prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos”, explica o clínico geral Gabriel Dotta. Ele comenta também que substâncias anti-inflamatórias (antioxidantes) estão presentes em alimentos e ajudam a prevenir o aparecimento de uma série de doenças.

Riscos do uso indiscriminado dos anti-inflamatórios


Apesar dos AINEs serem remédios considerados seguros quando administrados com indicação médica, eles são também muito consumidos pelos pacientes sem essa prescrição de especialista, o que pode trazer riscos. Os anti-inflamatórios provocam efeitos colaterais sérios se seu uso for indiscriminado, especialmente no longo prazo.   

“Podem afetar o coração, os rins e o trato gastrointestinal quando utilizados com abuso, tanto na dose quanto na duração. Os principais efeitos são infarto agudo do miocárdio, úlcera péptica, insuficiência renal e hipertensão arterial. O médico sempre deve prescrever e escolher o melhor anti-inflamatório para cada caso e cada paciente”, completa o médico.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
dores no corpo
imunidade
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Remédio para dor muscular atrapalha resultados da musculação?

Quem começa a malhar na academia buscando sair do sedentarismo, emagrecer ou alcançar resultados corporais mais satisfatórios, costuma sentir dores intensas nos dois primeiros dias, geralmente, após a primeira sessão “puxando ferro”. O incômodo leva muitas pessoas a usarem relaxantes musculares, até para conseguirem seguir normalmente com os exercícios. Contudo, essa prática pode atrapalhar o efeito […]

Artigos
Osteoartrite: O que fazer durante uma crise de dor aguda?

Como a osteoartrite é uma doença crônica, exige que o paciente se submeta ao tratamento adequado de forma contínua, sem previsão de término. Quando esse tratamento é realizado de forma disciplinada, a tendência é que o paciente fique bem e leve uma vida normal. Porém, é possível que ocorram, ocasionalmente, crises, que são períodos em que […]

Artigos
A baixa imunidade pode dificultar o tratamento de uma parasitose intestinal?

Amebíase, giardíase e teníase são algumas das parasitoses intestinais mais comuns. Essas infecções são causadas por micro-organismos que se instalam no intestino delgado ou grosso e se multiplicam, podendo causar febre e diarreia, por exemplo. Quem tem baixa imunidade apresenta maiores chances de ter um quadro mais complicado de parasitose intestinal, geralmente com sintomas mais graves. “Enquanto pacientes […]

Converse com um dos nossos atendentes