Como evitar a reincidência de lesões esportivas nas articulações?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como evitar a reincidência de lesões esportivas nas articulações?

Lesões nas articulações são muito comuns em esportistas, já que eles se submetem todo dia a atividades intensas e de alto impacto. Como eles precisam que o corpo esteja nas melhores condições para trabalhar, uma eventual lesão é sempre um atraso, mesmo se for mínima. Por isso é muito comum a ansiedade para se recuperar logo. Todavia, isso pode atrapalhar o processo, gerando novas lesões.  

“Um grande problema entre praticantes de atividades esportivas são as lesões. Muitas vezes a ansiedade em retornar à prática desportiva atrapalha a recuperação de uma lesão e aprisiona o praticante em um círculo vicioso de reincidências de lesões”, comenta o ortopedista Vinícius Magno.

Recuperação de lesão esportiva deve ser gradual


Segundo o médico, quando uma lesão musculoesquelética ocorre, a imobilidade necessária durante a cicatrização normalmente determina um enfraquecimento temporário da musculatura por um mecanismo neurofisiológico de regulação. Este período de completa inatividade é que deixa os atletas nervosos e ansiosos. É necessário que eles entendam a importância deste momento para o sucesso do tratamento, por mais que seja agoniante.   

Após terminar o período de imobilidade, inicia-se o retorno aos treinos, o qual deve ser feito aos poucos. Além de gradual, o retorno às atividades após uma lesão musculoesquelética deve ser acompanhado por um profissional da área de saúde. “Isso permitirá que a lesão recém-cicatrizada não retroceda ou que surjam lesões ainda mais graves. Exercícios isométricos de baixa intensidade são os preferidos”.

Importância da alimentação na recuperação de lesões


A alimentação também assume papel importante nesse contexto, já que a ingestão de determinados nutrientes contribui de maneira significativa para a cicatrização de lesões. “Uma dieta balanceada, com colágenos, vitamina C e aminoácidos, é fundamental para que a cicatrização do tecido musculoesquelético ocorra de forma adequada”.

Dr. Vinícius Magno é ortopedista especialista em patologias da coluna vertebral e pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Também é Coordenador da Residência em Ortopedia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. CRM 52 84759-3.

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como evitar a reincidência de lesões esportivas nas articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.