Quais são os tipos de analgésicos que existem?


  • +A
  • -A

É muito comum recorrer aos medicamentos analgésicos para eliminar diversos tipos de dores pelo corpo, como musculares ou dores de cabeça. Estes sintomas tão desconfortáveis podem atrapalhar um dia de trabalho e de estudos e prejudicar o desempenho nas atividades diárias. Mas, na hora de utilizar um analgésico, qual tipo você escolhe?

Analgésicos opiáceos atuam no cérebro


Segundo o neurologista Daniel Silva de Azevedo, existem dois tipos clássicos de medicamentos analgésicos, os opiáceos e os não opiáceos, também chamados de narcóticos e não narcóticos, respectivamente. “Os analgésicos não opiáceos, de maneira geral, agem inibindo a produção de substâncias específicas, diminuindo a provocação da resposta dolorosa”, explica o especialista.

Por outro lado, os analgésicos opiáceos atuam diretamente no sistema nervoso central, reduzindo a percepção da sinalização de dor. São substâncias mais fortes e diminuem a atividade cerebral, provocando sono no paciente. O nome opiáceo vem de ópio, produto extraído de plantas encontradas na natureza e que tem ação semelhante.

Quando os analgésicos podem ser utilizados


Tudo começa com a sensação da dor: “Quando há uma injúria tecidual, como uma lesão muscular, as células locais liberam substâncias que estimulam terminações nervosas específicas que sinalizam a resposta de dor ao nosso cérebro”, afirma o médico. Para as dores leves, geralmente, os não opiáceos são os mais indicados, enquanto os opiáceos são recomendados para dores intensas e podem ser utilizados em conjunto com anestésicos.

Os analgésicos, no entanto, devem ser utilizados para aliviar dores esporádicas e não devem ser consumidos indiscriminadamente. “A necessidade de uso frequente de analgésico para aliviar dores de cabeça é um sinal de que um neurologista deve ser procurado”, alerta Azevedo. As dores podem ser sintoma de um problema de saúde mais grave e que precisa de tratamento específico.

Dr. Daniel Silva de Azevedo é neurologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG) e atua no Hospital Israelita Albert Einstein. CRM-SP: 161294

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os tipos de analgésicos que existem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.