Por que os músculos doem após a prática de alguma atividade física intensa?

  • +A
  • -A

A sensação de dor muscular após a prática de exercícios físicos é normal e pode ser facilmente explicada. Trata-se de um aviso do próprio corpo de que já está exausto e que os músculos estão sobrecarregados, necessitando de um período de descanso. Quando a atividade é intensa, o incômodo tende a ser maior.  

“Do ponto de vista molecular, a dor acontece porque a atividade física gera uma inflamação muscular ‘benéfica’ ao organismo.  Uma das reações químicas da inflamação é a produção de ácido lático. Se houver ácido lático demais, o músculo pode transmitir ao cérebro que a inflamação foi além do que o músculo suporta”, explica o médico esportivo João Felipe Franca.

 

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia

 


Quando o músculo é trabalhado em exercícios, ainda mais nos de alta intensidade, como a musculação, ele naturalmente se desgasta, o que gera rupturas microscópicas nas fibras musculares. Essas rupturas serão
fundamentais para o fortalecimento muscular, por mais que sua formação ocorra com dor.

Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física. Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.  

 

Dor muscular muito incômoda deve ser investigada e controlada

 


Caso as dores musculares estejam incomodando além do normal, é interessante consultar um médico para avaliar se algo está errado. Para aliviar o desconforto, podem ser interessantes compressas de gelo
e, às vezes, anti-inflamatórios. “Vale ressaltar que os músculos produzem várias substâncias antioxidantes, vasodilatadores, hipoglicemiantes e endorfinas, fazendo com que todo o organismo funcione melhor, trazendo bem-estar e saúde”, completa o médico.

 

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Felipe Franca

Dr. João Felipe Franca

Medicina Esportiva

CRM: 5276659-3 / RJ

TAGS
atividade-fisica
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Por que os músculos doem após a prática de alguma atividade física intensa?"

Hélio dias

Estou sentindo dor no corpo todo nos braços,pernas,peito, treino dias vezes por semana e normal?

Renata

Estava meio preocupada com as dores que estou sentindo após ter feito exercício mas depois de ter lido esse texto fiquei mais calma

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Renata. Ficamos felizes em saber que nossa matéria te ajudou e tranquilizou. Fica aqui uma dica de leitura também sobre atividades físicas: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/sedentarismo-atividade-fisica-seguranca. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.