Por que os músculos doem após a prática de alguma atividade física intensa?


  • +A
  • -A

A sensação de dor muscular após a prática de exercícios físicos é normal e pode ser facilmente explicada. Trata-se de um aviso do próprio corpo de que já está exausto e que os músculos estão sobrecarregados, necessitando de um período de descanso. Quando a atividade é intensa, o incômodo tende a ser maior.  

“Do ponto de vista molecular, a dor acontece porque a atividade física gera uma inflamação muscular ‘benéfica’ ao organismo.  Uma das reações químicas da inflamação é a produção de ácido lático. Se houver ácido lático demais, o músculo pode transmitir ao cérebro que a inflamação foi além do que o músculo suporta”, explica o médico esportivo João Felipe Franca.

 

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia

 


Quando o músculo é trabalhado em exercícios, ainda mais nos de alta intensidade, como a musculação, ele naturalmente se desgasta, o que gera rupturas microscópicas nas fibras musculares. Essas rupturas serão
fundamentais para o fortalecimento muscular, por mais que sua formação ocorra com dor.

Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física. Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.  

 

Dor muscular muito incômoda deve ser investigada e controlada

 


Caso as dores musculares estejam incomodando além do normal, é interessante consultar um médico para avaliar se algo está errado. Para aliviar o desconforto, podem ser interessantes compressas de gelo
e, às vezes, anti-inflamatórios. “Vale ressaltar que os músculos produzem várias substâncias antioxidantes, vasodilatadores, hipoglicemiantes e endorfinas, fazendo com que todo o organismo funcione melhor, trazendo bem-estar e saúde”, completa o médico.

 

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que os músculos doem após a prática de alguma atividade física intensa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.