Cólica menstrual: por que algumas mulheres sentem mais dor que as outras?


  • +A
  • -A

A cólica menstrual é uma dor que acompanha as mulheres desde os primeiros ciclos menstruais até a menopausa. No entanto, a intensidade deste sintoma pode variar muito de acordo com o organismo. Algumas mulheres relatam sentir incômodos mais leves, enquanto outras sentem tanta dor que chegam até a ficar de cama, em repouso. Por que será que isso acontece?

Quando a contração do útero é muito intensa, a cólica menstrual fica mais dolorosa


Para explicar o motivo da
intensidade das cólicas, é preciso entender como o ciclo menstrual funciona. “Todo mês, o endométrio, que é o revestimento interno do útero, torna-se espesso e mais vascularizado, no intuito de se preparar para uma futura estação”, afirma a ginecologista Elisabete Pinheiro. Quando a mulher não engravida, todo o endométrio é descamado para ser eliminado na forma de menstruação.

Quem realiza este processo são as substâncias químicas chamadas de prostaglandinas. “Elas promovem a contração uterina que, por muitas vezes, acaba ocorrendo de forma intensa, podendo causar a contração da parede vascular dos vasos do endométrio”, diz a especialista. Como consequência, há uma diminuição da circulação de sangue na região e uma piora da dor causada pela cólica menstrual.

É possível amenizar as dores da cólica menstrual


A boa notícia é que, com o tratamento médico adequado, dá para aliviar e, em alguns casos, até mesmo eliminar o sintoma. Uma das principais medidas indicadas é o uso de medicação, como
pílulas anticoncepcionais e antiespasmódicos, sempre com prescrição de um especialista. Anti-inflamatórios não esteroides também podem ser úteis, já que eles diminuem a liberação das prostaglandinas.

Algumas medidas que podem ser adotadas no dia a dia também ajudam a aliviar as fortes dores da cólica menstrual preventivamente. Entre as recomendações estão praticar atividades físicas regularmente, fugir do estresse, aumentar o consumo de água e líquidos e evitar alimentos gordurosos. Na hora da dor, experimente colocar uma compressa de água morna na região pélvica e realizar massagens suaves.

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – www.facebook.com/draelisabetepinheiro

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Cólica menstrual: por que algumas mulheres sentem mais dor que as outras?"

Eduarda

Bom eu só tenho 13 anos e a minha cólica é muito forte eu ñ consigo me concentrar nas aulas eu tenho que ficar de repouso pois eu sinto muita dor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eduarda, peça para que sua mãe a leve em uma primeira consulta com o médico ginecologista. Ele poderá solicitar exames, e vai te ajudar com um tratamento para minimizar os sintomas. Abraços.

Jéssica

Eu tenho 18 anos e no começo não sentia nem uma cólica, mas agora sinto e são muito fortes.

Elisvania DinizdaSilva

É normal á mulher menstruar pouco. O meu ciclo menstrual era pouco mas com o tempo diminuiu mais

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisvania, o fluxo pode variar de mulher para mulher, pois cada organismo tem sua característica. Marque uma consulta com a ginecologista para que ela possa esclarecer todas as suas dúvidas. Abraços.

Gabriella

Antigamente eu sentia muita dor, mas com o passar do tempo meus sintomas foram ficando mais leves. Hoje tenho 21 anos e nunca tomei anticoncepcionais.

Ana Karolinny

Olá, tenho 18 anos, e eu sempre senti cólica, aquelas bem fortes, de voce chorar de dor. Mas nas minhas últimas 2 menstruações eu não senti. Desceu normal nos dois meses, porém não senti cólica. E minha menstruação estava bem desregulado desde o começo do ano, e se regularezou e junto parei de sentir as cólicas. Isso é normal? Devo me preocupar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Karolinny, não é obrigatório que a mulher sinta cólica toda vez que fica menstruada. Lembrando que é importante realizar consultas regulares com o ginecologista. Abraços.

Emilly

Eu tenho 10 anos e sinto dor no umbigo um pouco para baixo e as vezes gastura mais n e forte estou perto de mestruar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi, Emilly! A primeira menstruação normalmente ocorre no início da adolescência, entretanto, cada mulher possui seu próprio tempo. Recomendamos que, com seu responsável, procure um pediatra para uma avaliação. Entenda mais sobre como funciona o ciclo menstrual através do nosso site: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/ciclo-menstrual. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.