Como ocorre o ciclo menstrual?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como ocorre o ciclo menstrual?

Os principais órgãos do sistema reprodutor feminino são os ovários, as tubas uterinas (antigas trompas de falópio), o útero e a vagina. Os ovários produzem os óvulos que, se fecundados, formam o futuro bebê. As tubas uterinas têm a função de transportar o óvulo ao útero após a fecundação, que ocorre na própria trompa. Já o útero é o local onde o óvulo fertilizado (feto/bebê) se fixará durante toda a gravidez. A vagina é o órgão que se exterioriza, onde o pênis se acopla durante as relações sexuais, por onde o sangue da menstruação sai, quando não houve fecundação e, também, por onde o bebê sai durante o parto natural.

Ciclo menstrual

A primeira menstruação normalmente ocorre no início da adolescência. Antes de menstruar, o corpo da mulher é preparado para a gravidez. Por isso, o endométrio, um tecido que reveste a cavidade do útero, aumenta de tamanho para receber o óvulo fecundado. Quando não há fecundação, ocorre uma descamação desse tecido que sai do útero pela vagina através da menstruação.

O primeiro dia da menstruação corresponde ao primeiro dia do ciclo menstrual, que vai até o primeiro dia da menstruação seguinte. Normalmente, o ciclo menstrual tem uma duração média de 28 dias (ou seja, a mulher menstrua a cada 28 dias), podendo variar de 21 a 35 dias. Já a duração da menstruação (sangramento) varia de 3 a 8 dias.

Para saber o período fértil, isto é, o momento do ciclo menstrual em que a mulher poderá engravidar, é necessário conhecer muito bem o ciclo, através de um registro das menstruações por 6 meses. Após esse período, a pessoa saberá a se possui um ciclo regular ou irregular e de quantos dias de duração. Existe um método, conhecido como “Tabelinha”, onde a mulher anota os dias de seu ciclo em um calendário e calcula quais dias do mês estará ou não fértil. É importante lembrar que este método não é tão seguro como os anticoncepcionais hormonais (ex. pílula) e de barreira (ex. camisinha), mas pode ajudar muito quando se está tentando engravidar.

A ocorrência da ovulação muitas vezes apresenta sintomas como dor no baixo ventre (“pé da barriga”), distensão abdominal (inchaço) e modificação do muco cervical (“corrimento vaginal”), que se torna mais abundante, claro e elástico neste período.

O ideal é consultar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano para a realização de exames preventivos do útero (ex.: Papanicolau) e da mama (ex. mamografia), receber a indicação do melhor método contraceptivo e tirar possíveis dúvidas.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
dores-no-corpo
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como ocorre o ciclo menstrual?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.