Por que a atividade física irregular pode aumentar o risco de lesões?


  • +A
  • -A

A prática de exercícios físicos é recomendada pelos médicos como uma das principais medidas para viver com saúde, ajudando a prevenir e a tratar diversas doenças crônicas e a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. No entanto, é importante que as atividades sejam feitas de forma regular, já que irregularmente podem aumentar o risco de lesões.

Participar de competições esportivas sem preparo aumenta o risco de lesões


De acordo com o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte João Felipe Franca, uma maior chance de lesões depende do tipo de atividade e da irregularidade: “É bem verdade que esportes em geral precisam de mais preparação devido ao maior desgaste físico e ao maior impacto articular. Com isso aumenta-se o risco de lesões, especialmente se for feito sem assiduidade”.  

Já a prática regular e frequente promove uma adaptação do sistema osteo-mio-articular, que movimenta e sustenta o corpo e fica mais resistente aos impactos físicos do esporte, diminuindo consideravelmente o risco de lesões musculares, articulares e ósseas. Trabalhos de fortalecimento muscular podem ajudar ainda mais o corpo a ficar preparado para suportar os impactos dos exercícios.

Praticar atividade física sem regularidade é melhor que ser sedentário


De acordo com o profissional, mesmo praticando irregularmente, o mais importante é não deixar o corpo parado, já que o sedentarismo gera muitas consequências negativas para a saúde. “Para não se machucar, recomendo fazer uma preparação para a prática. Vale começar devagar em intensidade e em duração e, aos poucos, ir aumentando tanto um quanto outro cautelosamente e sempre tendo uma percepção do corpo quanto aos sintomas”, aconselha.

Outras formas de evitar lesões são realizar atividades que simulam situações da prática esportiva, como treinos técnicos de fundamentos, fazer alongamentos e exercícios aeróbicos, bem como se aclimatar às condições do local, tudo para simular o ambiente da atividade física e se adaptar melhor. “Costumo dizer que não se machucar é o mandamento número um do praticante de exercício ou de esporte”, destaca o profissional.

 

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
atividade-fisica
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a atividade física irregular pode aumentar o risco de lesões?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.