Por que as articulações são tão suscetíveis a lesões?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que as articulações são tão suscetíveis a lesões?

As articulações estão em constante risco de lesão devido ao esforço feito sobre elas durante os movimentos do nosso corpo. Em geral, as articulações não sofrem lesão espontaneamente, é preciso que haja uma força incidindo sobre elas para que isso ocorra. Soma-se a isso a execução inadequada dos movimentos e as chances de uma lesão articular aumentam significativamente.

Principais lesões que acometem as articulações


Como a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre a forma correta de executar alguns movimentos (especialmente quando estão carregando algum peso além do normal), acaba sendo comum a ocorrência de lesões nas articulações. “As principais lesões que acometem as articulações são as dos tendões, ligamentos e bursas articulares”, informa o médico do exercício e do esporte, João Felipe Franca.

Esse tipo de lesão pode acontecer nas mais diversas situações, desde um indivíduo carregando uma caixa pesada até um corredor que treina em intensidades distintas. Por mais que as lesões nas articulações sejam comuns, é possível preveni-las e tratá-las com alguns cuidados rotineiros.

Práticas para prevenir e tratar lesões nas articulações


“Em primeiro lugar,
deve-se permitir um aquecimento do segmento a ser exercitado, assim como exercícios de flexibilidade para os segmentos que foram trabalhados com sobrecarga. Também é importante executar os movimentos corretamente, sem compensações posturais inadequadas; respeitar o período de descanso entre as sessões de exercício; e não submeter a esforços as regiões do corpo que estejam com dor para não agravar a lesão”.

O especialista orienta ainda a não treinar com o uso concomitante de anti-inflamatórios sem que que haja indicação médica. “A utilização inadequada desse medicamento pode, inclusive, piorar a lesão pelo mecanismo de inibição da sensação de dor. A partir disso, o segmento lesionado tende a ficar ainda mais sobrecarregado. Por isso, é fundamental que haja a indicação para o uso”.

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que as articulações são tão suscetíveis a lesões?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.