search
Título

Vera Lúcia encara problemão na vida pessoal e alivia fortes dores de cabeça

Ansiedade
Depressão

Por Dra Elaine Aparecida Dacol Henna

19 de outubro de 2023

Só quem já sofreu com enxaqueca sabe como é perturbadora e intensa as dores de cabeça, muitas vezes acompanhadas de um grande mal-estar para estudos e trabalho e que comprometem bastante a qualidade de vida.
Agora imagine sofrer com isso desde os 11 anos de idade? Não é nada fácil, não é mesmo? Esse é o caso de Vera Lúcia L. Dotta, de 67 anos, que, além de conviver com esse desafio diário, ainda teve de encarar um grande problema nos negócios da família nos últimos anos.

Os graves problemas pessoais

Em 2005, seu marido faleceu e, devido a isso, Vera Lúcia ganhou uma nova responsabilidade: teve de assumir as rédeas da empresa. Foi o que ela fez até 2013, quando resolveu vender o negócio para uma outra pessoa.
No entanto, a passagem de bastão não foi das melhores e a ex-proprietária viu a empresa quebrar na mão do novo dono, enfrentou problemas com a documentação e colecionou muitas dívidas. “Eu fui processada. Estava ficando louca e não conseguia dormir”, desabafou Vera Lúcia, que precisou ir atrás de soluções para os incômodos diários e que prejudicavam sua saúde.

Traumas pessoais e profissionais podem desencadear episódios de depressão e ansiedade, minando a qualidade do sono e gerando uma série de outros transtornos. “Muitas vezes, as pessoas apresentam cansaço, dores inespecíficas e persistentes que não atribuem à depressão”, explica a psiquiatra Dra. Elaine Aparecida Dacol Henna, que faz um alerta: “Esses sintomas podem acompanhar a depressão, como também podem estar presentes em outros transtornos psiquiátricos”.

Buscando ajuda

A aposentada procurou um especialista, no caso, uma neurologista, para iniciar um tratamento. E uma das soluções encontradas pela profissional foi a utilização de medicamento. “O remédio que passei a tomar é eficaz, tomo sempre um comprimido receitado pela Dra. Célia Roeler no início da manhã”, conta.
Desde o princípio do uso da medicamentação, Vera Lúcia não teve mais dores de cabeça ao acordar e hoje, felizmente, consegue dormir tranquilamente à noite.

Dra. Elaine Aparecida Dacol Henna é psiquiatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua em Sorocaba (SP). CRM-SP: 66403
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
enxaqueca
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dia do Transtorno Bipolar: Entenda as diferenças entre os tipos 1 e 2 e saiba como identificar a doença

O Dia do Transtorno Bipolar é celebrado em 30 de março. A data tem como objetivo conscientizar essa condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por alterações de humor intensas e extremas, o transtorno pode causar grande sofrimento e prejuízo na vida dos pacientes. Em entrevista para o […]

Artigos
Tratamento para depressão ajuda aposentada a enfrentar problemas pessoais

Lidar com um quadro de depressão é não é nada fácil, já que muitas vezes o paciente não tem ânimo para se ajudar ou buscar ajuda. O tratamento, quando seguido corretamente, consegue melhorar a vida de grande parte dos pacientes, mas é preciso engajamento. Pior ainda é quando, além da depressão, o paciente precisa lidar também […]

Artigos
Rugas: por que esses sinais aparecem com a idade?

O aparecimento das rugas é algo tão natural quanto o processo de envelhecimento. Não é por acaso que ambos estão intrinsecamente conectados. Portanto, não tem como evitar que as rugas se manifestem na pele do rosto. Mais especificamente, suas causas são a diminuição progressiva de colágeno e a ação muscular repetitiva que ocorre com o passar dos anos. Fatores […]

Converse com um dos nossos atendentes